Image Map

30 de junho de 2014

Conteúdo Infantil... Tem conteúdo? É realmente infantil? - As Quatro Peneiras

             

"Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más."
Mateus 12:34,35

Os fariseus eram os grandes líderes religiosos na época de Jesus. Essas e outras duras palavras de Jesus foram para eles. Eles se preocupavam em cumprir as tradições religiosas, os costumes, até sabiam a Lei de Moisés de cor e salteado, eram "bons" na sociedade, mas lhes faltava algo. Algo que tornava seus corações repugnantes aos olhos de Jesus. Faltava a verdadeira fé, o amor, a humildade. Eles eram como vasos de conteúdo ruim. Torneados de ouro, decorados por fora, enganavam parecendo serem bons, mas eram vasos maus, de conteúdo desagradável a Deus. 

Eles eram vasos maus. 



Isso me assusta. Como mãe e pediatra me pego pensando como esses fariseus deveriam ser quando crianças. Com todas as questões de disciplina e educação à parte, eu imagino que eles eram... apenas crianças. Ou digamos melhor, eles eram vasos vazios. Assim como todos nós somos quando crianças. Vasos vazios. E ao longo de nossas vidas vamos sendo preenchidos. E nos tornamos vasos cheios, bons ou maus aos olhos de Jesus, mas vasos cheios. Mas o que seria assim esse conteúdo? De onde vem todas as coisas que preenchem o vaso e o tornam bom ou mau? Não seria essa uma informação preciosa a toda mãe que sonha em criar um vaso bom?

Bem, para saber de onde vem aquilo tudo que preenche um vaso, nada como obter uma resposta do próprio vaso. Pense em si mesma. Quantos momentos você viveu que mudaram seu modo de enxergar o mundo? Quantos filmes te emocionaram ou até mesmo te ensinaram alguma coisa nova? Quantos livros te fizeram mudar de opinião sobre algo? Quantas coisas te foram ensinadas na escola e que te ajudaram na idade adulta ou até mesmo que vieram a te decepcionar? Quantas influências nós recebemos todos os dias?  Com as crianças não é diferente. Na verdade, elas são mentes em formação, absorvem até muito mais do que nossas mentes adultas! Nelas começa todo o processo de preenchimento do vaso! Meu grande sonho é que meus filhos sejam vasos de honra para o Senhor, e, por isso, nada tão primordial do que selecionar aquilo que vai preenchê-los.

Você já parou para pensar que quem cria o conteúdo infantil são os adultos? Todo o recurso para entretenimento infantil tem uma mente adulta por trás. Filmes, desenhos, livros, jogos, revistas... Enfim.. Aquilo que preenche o vaso vazio é elaborado por um vaso cheio. Bom ou mau, mas cheio.



Talvez você possa até achar que está soando um pouco fanático, mas o mal acaba entrando em nossa casa por caminhos que a gente nunca imaginaria... Bem, você já se assustou com alguma palavra que seu filho falou e que nunca foi nem mencionada na sua casa, ou com alguma postura ou atitude que você tem certeza que ele copiou de algum lugar? E na adolescência, alguém já teve a inesperada surpresa de que seu filho não absorveu nada do que você ensinou? Acredite. Você não é a única que pode ensinar ao seu filho. Tudo aquilo que ele assiste, lê ou estuda também é (obrigada Senhor pela Escola Arca de Noé! :) )


Bem, sendo assim, toda a programação dos meninos passa sob meu crivo e o do João e gostaria de dividir com vocês as "Pe"neiras que nós usamos e o motivo de cada uma delas. Para ficar mais fácil de lembrar as "Pe"neiras seriam os 4P's!

  • 1-Prejudica a cosmovisão?
  • 2-Propósito adequado?
  • 3-Próprio para a idade?
  • 4-Princípios eternos?
Essas são as perguntas que eu e o João fazemos ao selecionar um conteúdo com o objetivo de proteger as pequenas mentes dos nossos amados da influência de tudo o que é contrário à Palavra de Deus.




1- PREJUDICA A COSMOVISÃO?

"Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal, que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade, põem o amargo por doce e o doce, por amargo!"
Isaías 5:20

Talvez você possa nunca ter ouvido falar nessa palavra: cosmovisão. Uma cosmovisão é de forma sucinta, um raciocínio de visão de mundo que responde a três perguntas básicas:


-De onde viemos? 
-Por que está tudo assim no mundo (tão ruim..) 
-Para onde vamos?




Na fé cristã verdadeira só existe uma verdade revelada aos homens que é a Palavra de Deus. Nós cremos que Deus criou o homem, a Terra e tudo o que nela há. Cremos que, por opção, o homem pecou e desobedeceu ao Criador, permitindo que o mal entrasse em suas vidas. E cremos que esse Deus tão perfeito enviou Seu Filho para que todo o que nele crê seja redimido e tenha a vida eterna.
Essa é a Cosmovisão Cristã. Portanto, tudo o que venha a abalá-la é cortado de nosso lar. Pelo simples fato de que tudo o que fizer os nossos filhos acreditarem em uma mentira estariam os levando a perder a Salvação! E isso é sério demais!


Talvez você possa pensar que tipo de entretenimento chega a esse ponto? Bem, alguns conteúdos podem abalar a cosmovisão cristã de forma mais sutil, com histórias envolvendo fatos contrários à Bíblia como visões deturpadas da vida após a morte, tendências humanistas que visam desconstruir a idéia de que somos pecadores e necessitamos da graça de Deus, entre outros. Mas alguns,  de tão diretos, chegam a ser bizarros, vou citar o exemplo de um livro, de uma coleção infanto-juvenil bem conhecida, a Vagalume Júnior, de um autor brasileiro renomado, onde a personagem principal do livro uma doce e singela menina, entra no mundo da Mentira e ao longo dos capítulos tem sua visão de verdade X mentira totalmente adulterada. Ela aprende que nem toda mentira é ruim e nem toda verdade é boa. (Relativismo)

Mas não fica só nisso, o autor tem ainda o intuito de predispor a criança a refugar o cristianismo, sugerindo "entrelinhas" que não existe uma Verdade Absoluta. Dêem uma olhada nessa página. Nesse momento a personagem adentra o "Calabouço das Piores Verdades" onde ela conhece um louco (como ele é chamado) que afirma que somente Ele tem a Verdade. Ele se chama Verdade Absoluta (como o cristianismo é conhecido pelos cristãos), mas o anfitrião do país da Mentira consegue convencer a menina a nunca confiar em alguém de um livro só (Bíblia?). E ela foge dele, afinal segundo o sábio daquele país a Verdade Absoluta quer destruir a beleza que existe dentro dela. 
Olhem bem a foto do livro, por acaso o personagem Verdade Absoluta que segura aquele livro parece com alguém que você possa imaginar?


Meu coração dói a cada vez que penso quantas crianças podem estar lendo essa obra. 
Mas enfim, primeira peneira - nada que coloque dúvida no coração deles de que "Jesus é o caminho, A VERDADE, e a vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele."(João 14:6)

2- PROPÓSITO ADEQUADO?

O entretenimento foi criado para divertir e isso é ótimo! Mas digamos que ele vem em um pacote. Existem filmes, livros, etc que além de divertir eles trazem lições que podem ser aplicadas, se é assim, melhor ainda! Mas se existe algo que não faz bem é o hábito, a dependência. Pense bem na novela. Quantas coisas úteis e valiosas as pessoas perdem de fazer ou viver por causa das novelas? E agora a mais nova modinha é a novelinha infantil. O que eu mais vejo são as crianças tentando imitar o comportamento dos personagens da novelinha e o pior com aquele "compromisso" de assistir. Se eu não concordo com esse hábito na minha vida por que eu o estimularia na vida deles? 

Outra questão é o estímulo ao consumismo. Existem alguns canais fechados que tem até uma programação aceitável, mas pecam no excesso de propagandas. E se tem algo que me entristece é ver o quanto a sociedade de hoje tem a necessidade de possuir e mostrar que possui. A roupa tem que ser de marca, o brinquedo tem que ser o mais caro, tem que ter isso e aquilo... Muito triste isso!!
Por isso eu gosto muito de esquemas como o Netflix que você pode selecionar os desenhos, filmes, etc..
Segunda peneira, causou dependência e estimulou o consumismo não tem nosso aval.



3- PRÓPRIO PARA A IDADE?

Isso é básico. Eu até creio que muitas pessoas considerem as avaliações indicativas, mas quantas crianças são expostas a conteúdo impróprio assistindo a programação dos pais? Mesmo que seja um jornal, mas suas mentes estão realmente preparadas para tanta violência? Como pediatra eu vivencio muitas crianças com medos inexplicados, distúrbios de sono, inseguranças e tantas outras alterações psicológicas e muitas delas geradas por exposição imprópria. 
Na nossa casa se os meninos estão com a gente e vamos assistir TV a prioridade é deles. 
Terceira perneira, conteúdo impróprio para a idade está excluído.


4- PRINCÍPIOS ETERNOS?


Como eu disse se podemos aliar o entretenimento com valores e princípios, essa seria a melhor opção. 

Gostaria de dar algumas sugestões para vocês de conteúdos que podem ser usados para divertir e ajudar a moldar o caráter dos pequenos, ou seja a encher esses vasos com conteúdo bom!


Literatura Infanto-Juvenil do autor Max Lucado
Através da vida de um bonequinho de madeira Marcinelo criado por um carpinteiro muito especial Eli, trabalha princípios como a soberania de Deus, a individualidade da criança (cada um é especial pois é amado por Deus, ninguém precisa da moda para ser igualado ao outro), aliança (amizade), mordomia (visão cristã do "ter") entre outros valores e traços de caráter.. Lindo! Lindo! Lindo!
E já está disponível em DVD!


As crônicas de Nárnia de C. S. Lewis
Através de várias aventuras dos quatro irmãos no mundo de Nárnia, trabalha a cosmovisão Cristã
inserindo sua Verdade através de sua trama como a traição de Edmundo (pecado) e o sacrifício do leão Aslam para salvar os irmãos e o mundo de Nárnia que esta dominado pelo mal. Fora os outros milhares de valores e ensinamentos que podem ser extraídos de cada aventura! O melhor, também já tem os filmes!


Literatura Infantil do autor brasileiro Paulo Debs

Dentre vários livros embasados nas verdades bíblicas, o Pequeno Peregrino é uma releitura do clássico de John Bunyan que conta a trajetória de um menino convidado a um banquete celestial e que, em sua peregrinação até seu destino encontra vários personagens que tentam o desanimar. Um tesouro! Os outros livros dele também são ótimos!!!

Enfim, na verdade poderia escrever mais uns três posts de sugestões, mas essas três são na minha opinião as melhores. 



Entendam, não quero dizer que meus filhos não assistam por exemplo aos clássicos da Disney, ou à Moranguinho,  McQueen, Frozen e outros tantos amados pelo público infantil. Se o conteúdo passar nas 4 peneiras podemos até trabalhar com os maus exemplos (já viram a desobediência do Nemo?) 

Para as mamães que a cada dia sonham em ver seus filhos seguindo pelo caminho estreito, servindo ao Senhor, tenham muito cuidado com o conteúdo infantil.. Invista o seu tempo e o de seus pequenos em um material que encha seus corações do amor de Deus, da Verdade Bíblica e de valores eternos. 
Minhas orações são para que os meus e os seus filhos sejam sempre VASOS BONS!


Com amor...

Janaina Abrão

19 de junho de 2014

A Coragem de Estêvão




Você já parou para pensar o que existe em comum entre Josué, Davi, Gideão, Paulo e Estevão? Sim. São todos personagens bíblicos, homens usados para cumprir a vontade do Senhor, cada um em sua época, cada um enfrentando sua dificuldade: a conquista de Canaã, o gigante Golias, o exército midianita, a perseguição aos cristãos, o Sinédrio... Mas todos eles tinham algo em comum e que sem isso nada seria possível: CORAGEM. Isso mesmo, para servir a Deus é preciso coragem. 

Bem, ao falar desses heróis da fé, eu sou obrigada a dizer que tenho uma admiração especial por Estevão. (Atos 6,7) Eu brinco que quando estivermos no Reino dos Céus e pudermos conhecer os personagens bíblicos eu com certeza vou querer conversar com Estevão e dar um abração nele. Acho que a fila do apóstolo Paulo vai ser bem grande (rsrsrs), mas na fila de Estevão eu serei a primeira! Sabe, eu queria dizer a Estevão: "Estevão, como eu te admiro, como o sr teve sabedoria ao se portar diante do Sinédrio, falou com propriedade sobre toda a Lei e provou àqueles homens que Jesus é o Salvador, o Messias! O sr resplandeceu tanto a Glória do Senhor, estava tão cheio do Espírito Santo que teu rosto parecia de anjo! Como o sr recebeu cada pedrada que lhe foi lançada e ainda pôde ter misericórdia dos seus agressores! Como o sr teve coragem e permaneceu firme e entregou sua vida por amor a Deus!" Estevão tem realmente minha mais profunda admiração. 
A coragem de Estevão.
 Coragem que vem do céu!
 Eu quero isso para os meus filhos!






"Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque
 o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares."
Josué 1:9

Sabe, eu conheço tantas e tantas mães que tem um desejo enorme, uma sede absurda da Palavra de Deus, uma vontade de conhecer esse Deus que vive e que age com poder em cada detalhe de nossas vidas. Mães que desejam a paz que excede todo o entendimento! Mas... Não tem coragem! Não tem coragem de rever aquilo que elas conhecem sobre Deus, coragem de abandonar o mundo e tudo o que ele oferece, coragem para desapontar familiares e amigos, coragem para depositar sua fé no único que é digno dela, Jesus... Triste. Muito triste isso. Coragem, como disse, é preciso coragem para servir a Cristo.  

Em muitas avaliações da escola do Bernardo suas professoras registram que o Bernardo precisa desenvolver coragem. Realmente, como muitas outras crianças o Bernardo tem medo de tempestade, de monstro, de pesadelo e muitas vezes se sente amedrontado em frente a uma atividade nova,um desafio. Sendo assim, João, precisamos alcançar esse coração, ensiná-lo sobre a verdadeira coragem, a coragem de Estevão.

Primeiro Passo - Coragem X Valentia

São duas palavras tidas por muitas pessoas como sinônimos, mas que especialmente na vida do Cristão se mostram incompatíveis. Mas por que isso? Porque elas moram em lugares diferentes. A coragem mora na mente e a valentia mora nos braços. A coragem muitas vezes recua, a valentia não, ela sempre enfrenta. A coragem leva em consideração os princípios absolutos de Deus, a valentia leva em conta os princípios relativos de cada pecador. Sempre na vida me considerei uma menina corajosa, mas hoje vejo que era na verdade valente. E me arrependo por isso. Hoje eu consigo ver o quanto eu já machuquei e fui machucada em nome da valentia, com o firme propósito de provar ao outro que EU estava certa. E de que adiantava isso? Nada. Simplesmente nada. Hoje eu estou aprendendo a ser corajosa, estou aprendendo a hora de falar e a hora de ficar calada, o momento de aproximar e o de afastar... 
Sendo assim, antes de trabalhar a coragem com o Bê tive de explicá-lo essa diferença. 

"Bê, se você sempre estiver em obediência a Deus, você será corajoso. A valentia, na verdade, está sempre em desobediência, porque ela fere as outras pessoas e Deus não agrada disso." Dei o exemplo de um menino que conversa com respeito e outro que empurra para que ele pudesse entender essa diferença!



 Segundo Passo - De onde vem a coragem?

"Sede fortes e corajosos, não temais diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco;
não vos deixará, nem vos desamparará."
Deuteronômio 31:6

Como que você acha que Josué, Davi, Gideão, Paulo e Estêvão se sentiram ao enfrentar seus obstáculos, as perseguições, ameaças? Talvez eles tenham sentido medo. Sim, como eles eram humanos (e eu também sou) acredito que eles possam sim ter sentido aquele frio na barriga, aquele medo de não conseguir, ou até mesmo uma vontadezinha de desistir, mas existia algo maior que os fez completar seus atos: a confiança em Deus. Eles sabiam, que estando dispostos a cumprir os desígnios do Senhor, Ele estaria ao lado deles. Portanto, a verdadeira coragem emana do coração de Deus para nós! Ele te ama mais que tudo, Ele deseja ardentemente que seu coração esteja em sintonia com o Dele! Ele quer te ajudar, te proteger. Ele é A coragem. Infelizmente ainda estamos inseridos nesse mundo de maldade, mas não estamos sós, Deus está conosco.



Apresentamos o versículo para que eles entendessem que a coragem vem do Senhor e não de nós. Se pensarmos que teremos que vencer as dificuldades sozinhos seremos medrosos (e com toda razão!), mas se pensarmos que o Deus Todo Poderoso está com a gente, seremos sim corajosos, pois nossa força vem daquele que tudo pode!

Terceiro Passo - Mas como vou conseguir essa coragem?

"Aquele, porém que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna."
João 4:14

Essas palavras são de Jesus, ele chama a si mesmo de Água Viva, pois quando o conhecemos, temos o vazio que existe no nosso coração preenchido, e de nada mais precisamos, porque Ele provê todas as coisas. Para termos então essa coragem, nossos corações devem estar preenchidos pela Água Viva, habitado pelo Senhor.


De posse dessas informações nós montamos uma brincadeira para que eles pudessem entender mais sobre a coragem de Estêvão..
Separamos uma seringa de 10 ml (sem agulha é claro!!) representando nosso coração, um copo de água representando a Água Viva que é o Senhor Jesus e uma vela que representava a dificuldade que eles teriam que vencer (fogo a ser apagado).

- Enchendo o coração da Água Viva

Perguntamos para eles: Como vamos conseguir apagar o fogo? Só com a seringa cheia certo? E se a seringa estiver vazia? E se vocês tentarem apagar sem nem mesmo usar a seringa? De certo não vão conseguir ou vão no mínimo queimar as mãozinhas... 




Assim é na nossa vida. 
Para enfrentarmos as dificuldades, vamos encher nossos coraçõezinhos da Água Viva!

-Atingindo o alvo com a força da Perseverança

Depois os desafiamos a apagar a chama da vela com o esguicho de água da seringa, mas eles puderam ver que não é nada fácil! Tentaram muitas vezes e foi aí que trabalhamos o conceito de Perseverança. Para conseguir atingir o objetivo devemos tentar e tentar quantas vezes forem necessárias.  







Como vocês podem ver, o Clube do Latte inteiro tentou, mas quem conseguiu apagar a chama foi aquele que disse que nunca iria conseguir... 




Parabéns Bê!!!

Que seu coração e o da Lolô estejam preenchidos da Água Viva e que vocês sejam corajosos como Estevão, para lutar contra tudo o que é errado aos olhos do Senhor e para levar sua Palavra a muitas outras pessoas. Quanto às outras dificuldades da vida, Deus cuidará de todas elas.
Esqueçam a valentia e sejam sempre CORAJOSOS!

Com amor...

Janaina Abrão















10 de junho de 2014

O Primeiro Lugar do Pódio

Sou maravilhada com a forma que o Senhor tem de agir em minha vida! Confesso que muitas vezes não consigo nem de longe imaginar quais são seus propósitos.. Me pego muitas vezes questionando a Ele e a mim mesma, mas, como sei por vivência que Ele sempre me surpreende, assumo na maioria das vezes uma posição de busca e expectativa. Mas você pode se perguntar como alguém pode assumir uma posição de buscar e ao mesmo tempo esperar? Bem, vou dividir um pouquinho do meu coração para que entendam o que eu quero dizer...

A vida não se resume em ganhar o amor de alguém, mas em crer que
você já é amado por Deus.


Durante toda a minha vida eu busquei a aprovação de outras pessoas com relação a mim mesma. Por vários motivos. Longa história. Mas enfim, sempre busquei a perfeição. Perfeição nos estudos, na educação e no trato com as pessoas, no trabalho, na família. Eu sempre quis fazer O MELHOR. Há quem veja isso como uma qualidade, mas não é. Isso é um terrível e difícil defeito, que corrói a alma dia após dia com o amargo sabor da frustação, da indiferença, da rejeição. Um tremendo sofrimento. O primeiro lugar, a medalha de ouro da turma, a queridinha. Se você tira 10 ótimo, se tira 9,9 foi mal. Se você recebe um elogio desfruta da alegria, se não supre a demanda do outro, você experimenta uma culpa gigante. Enxergar a si mesmo através dos olhos dos outros. Isso não é a vontade do Senhor! À medida que fui conhecendo mais do meu Deus, do Deus da Bíblia, fui vendo que não preciso ser perfeita para Aquele que mais me ama no mundo, Jesus. Ele me ama do jeito que eu sou. Perfeitamente imperfeita! Foi aí nesse ponto que conheci a palavra EXCELÊNCIA. Totalmente diferente da palavra PERFEIÇÃO. A perfeição escraviza, a excelência liberta. A perfeição busca a aprovação dos outros, a excelência, a aprovação de Deus.

"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens."
Colossenses 3:23


E enfrentando essa minha própria dificuldade eu me deparei com o desafio de ajudar o Bernardo a não chegar nesse mesmo ponto! Comecei a observar nele uma tremenda dificuldade de lidar com as frustrações, com as perdas, com o não estar em primeiro lugar. E te digo: ah como dói no meu coração quando o coraçãozinho dele está doendo! Deus quer que EU o ensine. Mas como vou ensiná-lo se eu mesma estou em processo de aprendizagem? Como vou ajudá-lo a caminhar se eu mesma estou mancando?!! Rsrsrs...

É Senhor, essa é a tua mão... Essa é tua forma de agir! Deliciosamente planejada e perfeitamente inusitada!!! Ah como eu amo teus pensamentos! Preciosos são para mim! (Salmo 139:17).. O Senhor nunca move uma peça só! Ele harmonicamente move o universo em ações e consequências sincronizadas. Trabalha o meu coração e o do Bernardo de uma só vez!



Sendo assim, vamos lá... O que eu preciso inculcar no coraçãozinho do Bernardo para que ele entenda que ele não precisa sempre do primeiro lugar do pódio e ao mesmo tempo encorajá-lo a fazer todas as coisas com excelência e para honrar o nosso Deus?

A visão que Deus tem de nós...

Deus nos criou especiais. Cada um de seu jeitinho, cada um com um talento diferente. Alguns são bons de corrida, outros de raciocínio, outros de matemática e alguns são muito criativos! Como peças de um quebra cabeça. Enfim.. Mas Deus nos vê lá de cima e em termos de importância somos EXATAMENTE todos iguais!

Criamos pequenos amiguinhos de lata "os latinhas", cada um com seu rostinho e sua expressão quando vistos de frente, mas de cima, de onde Deus nos vê... Todos iguais! 



O propósito de Deus em todas as coisas de nossas vidas...

Deus quer um trabalho em equipe, Ele fala em sua Palavra que aqueles que aceitaram a Jesus como único e suficiente Salvador são como corpo de Cristo, cada um uma parte essencial deste corpo. Unidos e sincronizados. Ninguém é melhor ou mais importante do que o outro. E para isso não precisamos estar sempre em destaque para que os planos de Deus (que são os melhores!) se cumpram..



Digamos que a missão "dos latinhas" é a de se organizarem em uma torre.. Vamos lá?! Mãos a obra!

Cada um "dos latinhas" se posicionou de forma a montar uma torre mais firme possível...


E a torre foi crescendo com a participação de cada um dos nossos amiguinhos prateados...

E a curiosidade dos pequenos coraçõezinhos crescia junto com a torre!

Ótimo! Eis a nossa torre, cada um dos amigos latinhas posicionados e unidos, um ajudando a sustentar o outro formando uma linda e firme torre.

Mas veja Bê, qual "dos latinhas" você gostaria de ser? "O do topo, mamãe." Previsível (meu antigo eu também gostaria de ser o do topo, filho!) Eu consigo entender plenamente a escolha dele. Mas veja, vamos tentar tirar o do topo... A torre caiu? Não. Ela ficou incompleta, mas não caiu.
E que tal tentarmos tirar "um latinha" que está bem no meio da torre, mais embaixo? Pluft! Torre no chão.
Aquele que está no topo não é o mais importante aos olhos de Deus! Ele é somente uma das peças usadas para glória do Senhor. Cada latinha com seu papel e todas importantes para manter a torre de pé e útil aos olhos de Deus!


E eu acho que até a Lolô captou a mensagem pois ela acabou encontrando uma das amigas latinhas com a qual ela se identificou bem.. Super feminina e delicada! Rsrsrsrs....

E como tudo no Clube do Latte acaba em brincadeira, e a torre é claro tem sua utilidade, ela acabou virando um boliche especial!

Buscar e esperar... Buscar conhecer o propósito de Deus com as diversas situações que vivemos e esperar o seu agir, o seu revelar, o seu transformar em nossas vidas. Busca e expectativa!

Bem, é claro que não acredito que essa fraqueza que nos leva a desejar o primeiro lugar do pódio vá se resolver somente com uma torre de latinhas desenhadas, mas a cada dificuldade, as latinhas podem ser trazidas à memória e serem usadas para ilustrar uma boa e amorosa conversa com os pequenos...

Vamos trabalhar o coração dos nossos filhos com a sabedoria que vem dos céus, pois esse é um tesouro incorruptível!

Com amor...

Janaina Abrão
Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.