Mais de 2000 anos atrás e, Lucas, um médico, se preocupava em transmitir o Evangelho a Teófilo. Me pego imaginando como trabalhava um médico naquela época onde tão pouco se conhecia das doenças e muito menos ainda de tratamentos... Na verdade, acredito que ao médico cabia observar, investigar e acompanhar. Foi assim que a Medicina se desenvolveu. É ainda assim que ela avança.
E foi assim também que Lucas registrou o que hoje conhecemos sobre Jesus em seu Evangelho.
" igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído."
Lucas 1:3,4
Tudo indica que Teófilo seria um oficial romano que teria um interesse especial na vida de Jesus. Aparentemente ele já teria um certo conhecimento, mas Lucas quis dar-lhe certeza, quis dar-lhe um relato fiel, investigado e ordenado. Típico de um médico (e de um evangelista!) em qualquer fase da história.
Registros...
Registros. A História é feita assim. Nossas vidas são eternizadas assim.
A Bíblia é assim.
Um registro do amor de Deus, de seu agir, de suas promessas. Simplesmente registros.
Existiria uma forma mais pura de se revelar a nós?
Até a forma como Deus se revela na Bíblia é uma forma de buscar um amor verdadeiro de nossa parte...
Imaginem se Deus se revelasse através de um enorme evento celestial onde anjos e querubins descessem sobre as nuvens anunciando a chegada do Senhor e que Jesus aparecesse sobre um trono gigante em glória e riquezas em frente a toda humanidade? Seria fácil crer em Deus assim, não seria?
Mas Ele quer que o adoremos em Espírito e em Verdade (João 4:24). Ele quer que vivamos pela fé e não pelo que vemos (2 Coríntios 5:7) e é por isso também por isso também que Deus condena tanto a construção de imagens em toda a Bíblia.
Ele quer um amor verdadeiro! E assim, esse Deus puro e misericordioso, usa homens inspirados pelo Espírito Santo para anunciar toda a Verdade (2 Pedro 1:21).
Registros.. Registros fiéis e inspirados por Deus.. A Bíblia é assim!
Lucas queria dar certeza a Teófilo. Eu quero dar certeza aos meus filhos e assim, vamos Clube do Latte, vamos aprender sobre Jesus junto com Lucas, o amado médico??
Minha idéia é apresentar o Evangelho para o Bê e a Lô de forma que eles não simplesmente conheçam a Jesus, mas que o amem e o sirvam... (afinal eu mesma conheço pessoas que sabem tudo sobre Jesus, suas parábolas, sua vida, sua morte, mas não compreendem Jesus.. Conhecer é uma coisa. Compreender é outra. Somente quem compreende, ama e segue!)
Bem, então comecemos a caminhar junto com Lucas.. Vamos saber primeiro como ele conheceu e compreendeu Jesus e também como fez outras pessoas compreenderem também!
"Meninos, vocês sabem como a Bíblia foi feita?"
- Ela foi escrita por uns 40 homens! (resposta do Bê.. Ooops.. Como a gente nem imagina quantas informações já foram inculcadas nesses coraçõezinhos.. Fiquei feliz demais com a resposta!)
"Isso mesmo, Bê! Foram homens que escreveram.. Mas homens que Deus escolheu e colocou nos seus corações e mentes a mensagem que Ele queria deixar para nós."
"Se vocês quisessem que alguém conhecesse a história de vocês, o que vocês poderiam fazer?"
Silêncio...
"Será que se vocês escrevessem, ou mostrassem fotos ou videos às outras pessoas elas iriam conhecer?"
- SIM!!!!!
"Então, hoje nós vamos fazer como os homens da Bíblia fizeram, vamos registrar nesses papéis um pouquinho da história de vocês.. Um pouquinho das coisas boas que o Senhor já fez na vida de vocês..."
"Vamos lá? Mãos à obra! Bem caprichado, hein?!"
E assim foram sendo feitos os nossos preciosos registros..
Aquilo que o Senhor fez de importante na vidinha deles...
Talvez vocês possam estar tentando imaginar o que a Lolô, uma pituquinha de 2 anos e meio entendeu da atividade... Bem ela fez uns risquinhos que ela disse que eram o papai, a mamãe, o Bê e ela; fez também uma ondinha que ela falou que era o mar e um outro risquinho que era a areia... Desenhou também um monte de bolinhas que ela disse que eram coraçõezinhos de amor...
"Bem, pra mim você entendeu tudinho, Lolô!"
Ela registrou um passeio que marcou a memoriazinha dela... Quando a gente foi à praia.. E isso encheu o meu coração de mãe. Ela já havia compreendido que a Bíblia é importante para nós (eu mostrei a Bíblia enquanto explicava a atividade), entendeu que era para registrar algo da vidinha dela e com certeza ela entendeu que Deus é quem é a fonte de todos nossos bons momentos...
E o Bê registrou o dia que o entreguei sua "Bíblia verde de menino grande" que eu e o João havíamos comprado para ele.. (Vou explicar: uma Bíblia de verdade com a capa verde , a cor preferida dele, porque ele só tinha aquela Bíblia da Criança!)
Ele registrou também sua amizade com o Márcio (um amigo que realmente é um presente de Deus!) Na verdade, nós todos amamos o Márcio!
E como uma surpresinha no meio da nossa atividade olha quem ficou querendo participar...
A Bombom! Sabe que essa gatinha do Clube do Latte também já aprendeu a amar a Deus!
Mas... E as garrafas? Bem, eu contei para eles que antigamente eles também guardavam registros e documentos dentro das garrafas e aí eu criei uma garrafinha para cada um com aquele versículo de Lucas 1 (usei aquelas garrafinhas fofas de leite de côco).. Para que eles tenham PLENA CERTEZA das verdades que têm sido instruídos!
E assim que terminaram de fazer seus registros, eles os colocaram dentro das garrafas...
Memórias... Nas garrafas!
Para que saibam que a Palavra de Deus é verdadeira...
Para que saibam sobre o grande amor de Jesus por nós...
Para que saibam o amor que eu e o João temos por eles...
Mas principalmente...
Para que NUNCA se esqueçam da Verdade!
Obrigada Senhor pela tua Palavra que enche nossas vidas de amor...
Com amor...
Janaina Abrão