Image Map

29 de novembro de 2013

Tempestades da Vida - Parte 1




            Eu vivo uma relação de amor e decepção com a chuva. Amor, quando ela começa a cair e sobe aquele cheirinho de terra molhada, quando posso curtir um livro ou dormir com o barulhinho dela, ou ainda quando inventamos brincadeiras em casa com as crianças.. Ah! Amo também como ela consegue deixar tão verdes e lindas as minhas plantinhas... Mas... Tenho um sério problema de decepção com a chuva também. A gente costuma brincar aqui em casa que somos a Família "Abrams", fazendo um trocadilho do nosso nome com a famosa Família Addams (lembra como eles tinham uma nuvenzinha cinza na cabeça?), então somos bem assim... Se você quiser curtir uns dias de sol na praia, voltar bronzeado, sabe, coisa que todo mineiro gosta? Então NÃO nos convide (a nuvenzinha vai junto!). Agora se você quiser curtir um turismo de inverno, casaco de lã, cachecol, chocolate quente e por aí vai, pode chamar os "Abrams" somos ótimas companhias!


      Enfim, acredito que como eu, muitos de vocês também gostem de uma chuvinha (pelo menos quando não estão com intenções de litoral), mas e de tempestades? Você gosta de tempestades? Você gosta quando o céu se escurece de repente obstruindo sua visão do horizonte, quando ventos uivantes anunciam insegurança e medo, e relâmpagos e trovões te ameaçam com barulhos súbitos e assustadores? Sem contar as destruições que elas causam em tantos lugares.  É.. Tempestades não são tão agradáveis quanto as chuvinhas de Barbacena... Mas, e na sua vida? Você alguma vez já se sentiu como em meio a uma tempestade? Você já se viu  em meio a algum problema que "desabou" sobre você? Sinto em lhe dizer, mas se você ainda não passou por isso, certamente passará, algum dia.. Infelizmente. 
Sendo assim eu te pergunto, você está realmente preparado para as Tempestades da Vida???

Amigos - "Abrindo o guarda-chuva"



"Bem, para tempestades da vida nada como contar com os amigos, eu tenho tantos!" Mas, quando você se dá conta, olha para um lado, para outro e percebe que não são tantos assim que você pode contar... "Não são tantos, mas os poucos que posso contar vão me ajudar!" E aí você se abre, divide sua dor com seu amado amigo, recebe seus melhores e mais bem intencionados conselhos, se sente um pouquinho mais aliviado, mas chega à conclusão que sua dor, seu medo e suas dúvidas continuam os mesmos... 

Religiosidade - "Vestindo a capa de chuva"



"Bem, já que a doce atenção dos meus mais queridos amigos não conseguiram enxugar minhas lágrimas, direcionar meus pensamentos, me dar equilíbrio, eu me lembro bem, alguém um dia me disse que eu estava precisando ir mais à igreja, ficar mais "perto" de Deus"... E então você começa a CUMPRIR  todas as suas "obrigações" religiosas. Você se torna um religioso exemplar, com todos os ritos, hábitos e tradições que te disseram que te colocariam mais perto de Deus. Mas, por incrível que pareça, você não se sente tão perto Dele assim e a dor, ah a dor, ela continua ali...

Peraí! Eu sou forte o bastante para superar isso! - "Calçando as botas"




"Quer saber eu sou forte, eu sou uma pessoa de tanto bom senso, sou capaz de analisar e resolver meus próprios problemas! Eu posso caminhar sozinho.." Ou não.. Você se sente cada vez mais perdido, mais só, mais triste, mais desesperado...

E aí eu venho te dar boas notícias...
Existe alguém que até os ventos e o mar lhe obedecem!

(Mt 8:23-27 / Mc 4:35-41)



Jesus ia atravessando o lago da Galiléia, uma travessia de 10 Km, ou seja, um trajeto corriqueiro para Ele e seus discípulos. Quando, subitamente, foram surpreendidos por uma violenta tempestade. Ameaçados de perder a vida, assustados e desesperados seus discípulos procuraram o Mestre e o encontraram dormindo. Isso mesmo, Jesus dormia em meio à tormenta, dentro do barco. Os discípulos, ao se depararem com tão inusitada cena, o perguntaram: Mestre, não te importa que pereçamos? Jesus então os chamando de homens de pequena fé, acalma o mar e os ventos e tudo se faz grande bonança!

Qualquer semelhança com a vida real nessa passagem bíblica tão profunda NÃO é mera coincidência. 

  • Você percebeu a situação em que a tempestade chega? Simplesmente do nada, sem você esperar por ela, enquanto você vive confortavelmente sua vida tão estável, ou no meu caso, meu doce mundinho... 
  • E a reação dos discípulos? Você observou a primeira reação deles? "Meu Deus, olha o que estou passando, o Senhor não se importa comigo? Não vai fazer nada para resolver isso?" Será que se eles tivessem chamado o Mestre e perguntado "Senhor, veja o que estamos vivendo, estamos assustados e com medo, o Senhor tem assim, alguma experiência com tempestades? Poderia nos orientar como sair dessa?" Como você acha que Jesus iria agir? Chamá-los de homens de pequena fé? De certo que não.
A nossa primeira reação na tempestade é questionar o grande amor que Deus tem por nós.

Mas, atenção você percebeu onde Jesus estava?
 ELE ESTAVA DENTRO DO BARCO.
 Mas o que Ele fazia?
 ELE DORMIA!

Hoje Jesus está a nosso pleno acesso, DENTRO  do barco, mas ele precisa ser CHAMADO. Ele bate à porta (Apocalipse 3:20), Ele quer entrar em seu coração e fazer morada,  Ele quer te dar paz, acalmar sua dor em plena tormenta. Ele quer fazer bonança em sua vida. Ele quer te dar a vida eterna. 
Mas Ele precisa ser convidado.
Ele é o único capaz de acalmar os ventos e os mares de sua vida...

"Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."
Romanos 10:9



 HOJE é tempo! Tempo de convidar! 
Tempo de desfrutar da única paz que consegue habitar em meio à tormenta...

Com amor...

Janaina Abrão








22 de novembro de 2013

Sweet Shabby Christmas


"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus Conosco).

Mateus 1:23


A beleza do Natal não está nos presentes, mas sim em Sua presença. Mateus 1:23



Amo o Natal. Sinto que tudo nessa época tem um clima diferente. Todos os lugares se enfeitam com luzes e cores, bolas e os mais lindos enfeites... As pessoas parecem ter um sorriso especial, o movimento nas ruas é diferente, encontramos pessoas que há muito não víamos... Parece que todos são tomados por um sentimento fraterno, de generosidade e de dedicação uns aos outros.. O Natal é realmente uma data especial, e até mesmo aqueles que são tomados pela melancolia param para refletir nesse dia... Mas não é para menos, uma data especial sempre traz sentimentos especiais!

Mas existe sim algo que me entristece no Natal: a perda do seu significado, a falta de reconhecimento da sua verdadeira importância. A comercialização de uma data tão linda. Há mais de 2000 anos, Deus escolheu ter um contato pessoal conosco. Existiria uma forma mais sábia do que Ele mesmo vir até nós? Em forma humana?Existiria uma forma mais amável de ensinar seus valores? Uma forma mais poderosa de demonstrar sua humildade? Existiria uma forma mais real??? Jesus veio ao mundo com uma missão: restabelecer nossa ligação com Deus. E cumpriu sua missão. No entanto, digamos assim, no aniversário do meu doce Jesus, quem tem apagado as velinhas? Hummmm ... Papai Noel. Quem recebe os presentes? Heeeeehhhh... Nós mesmos. Mas isso não está tudo errado?!



Não, não tenho nada contra o simpático velhinho, o considero inclusive muito trabalhador e dedicado, partindo lá do Pólo Norte carregado de presentes para distribuir a todas as criancinhas em uma só noite?! Fora que o bom velhinho valoriza o comportamento exemplar dos pequenos e isso é muito importante! Contra os presentes também não, quem me conhece sabe que amo dar e ganhar presentes!
Então, na minha casa querido Papai Noel o senhor é um ilustre convidado, mas quem apaga as velinhas aqui é meu amado Jesus, o aniversariante! E quem recebe os presentes mais importantes é Ele também!

Jesus é a razão da estação.

Sendo assim... João, meu amor, temos uma festa a preparar! É o aniversário de Jesus!!!
Tudo tem que ter nosso toque e ser do jeitinho que vai fazer o coração de Jesus feliz! Vamos então para nosso Doce Natal "Shabby"!

Decorando a casa

Nossa árvore é branca como a neve, assim como são nossos pecados quando passamos a ouvir o Senhor... (Isaías 1:18)





"Bê e Lolô, antes de colocarmos qualquer enfeite na árvore, como fazemos todos os anos, qual a primeira coisa vamos pendurar para que nunca esqueçamos o verdadeiro Natal?" Penduramos com muito amor um cravo, como o que foi usado para pregar as mãozinhas de Jesus na cruz, bem no meio da árvore, junto à madeira.








E depois sim, passamos aos nossos "shabby" enfeites, cores pastéis, bolas prateadas, enfeites rosados, pinhas catadas do chão pelo papai, fitas, rendas e pérolas,
tudo o que lembra a simplicidade e doçura de nosso mundinho...























Decorada a casa, agora vamos preparar o presente de Jesus desse ano. O único presente que fica na árvore até o dia 24. O ano passado demos nossos corações de presente, decorados por nós mesmos. Esse ano escolhemos cada um três coisas para dar a Jesus no próximo ano e escrevemos nos nossos "shabby" corações, e após orarmos juntos depositamos nossos corações na caixa. O Bê não satisfeito só com três presentes perguntou se podia dar mais um.. (seu coração, sua obediência, suas orações e seu crescimento). Na caixa também foram colocados nossos filhos, nosso casamento, nossa fidelidade a Deus, nossas orações, nossos talentos e nosso tempo.











Feliz Aniversário amado Jesus! Receba nosso doce presente desse ano.


Nós te amamos!


Com amor...


Janaina












21 de novembro de 2013

Eu e a cozinha


 Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca."
Salmo 119:103

Quem me conhece sabe que tenho uma queda por doces,e se não acreditam podem perguntar para a minha balança! Foi nesse primeiro "doce" amor que me descobri digamos com uma certa atração pela cozinha. Confesso que não fui criada para ser dona de casa, minha mãe sempre me encorajou muito a ser uma boa profissional, e sou grata a ela por isso. Mas, quando me casei e quando vieram os filhotes,me senti ainda mais inspirada a aprender a cozinhar. Fico suspirando e subo às nuvens quando estou na cozinha e escuto: "Mamãe que cheirinho bom é esse?" ou então depois que comemos: "Mamãe, hummm que delícia!". O Bernardo é o cozinheiro oficial da casa, adora vir pra cozinha comigo (na verdade ele mais come do que faz e ainda morre de rir disso! Ele come até farinha, pode?). Enfim, foi no sonho de ter uma casa com cara de casa, cheirinho de bolo assando e café fresco à tarde e principalmente na doce missão de nutrir meus amados que a cada dia passei a me dedicar a aprender um pouquinho mais... Ainda estou longe de ser uma exímia dona de casa, mas com certeza ainda reunirei muitas e muitas vezes minha família em torno da mesa para honrar e glorificar ao Senhor por suprir todas as nossas necessidades e também para conversarmos e rirmos muito, juntos, muitas vezes...
Essa receita do Bolo de Maçã com Canela já fiz algumas vezes aqui em casa e o João  ama quando sirvo com sorvete.. Ela é bem fácil, rápida, feita no liquidificador, suja pouca vasilha o que é crucial para mamãe médica de dois filhotes no corre-corre da vida!!!
Ah é lógico, além de tudo é super nutritiva, ótima para o bom desenvolvimento dos pequeninos...

Bolo de Maça com Canela



Ingredientes

1 copo de iogurte natural
1/2 copo de óleo
3 ovos
2 maçãs picadas
2 copos de açúcar 
2 copos de farinha de trigo com fermento
1/4 de xícara de nozes picadas
1/4 de xícara de gergelim
1/4 de xícara de quinoa


2 colheres de chia

2 maçãs em fatias
Canela a gosto

Modo de fazer
Ligar o forno para pré-aquecer. Untar e enfarinhar uma forma redonda.
Bater os 5 primeiros ingredientes no liquidificador por uns 5 minutos. Juntar a farinha e bater até homogeneizar. Adicionar as nozes, o gergelim, a quinoa, a chia e misturar.  
Despejar a mistura na forma preparada, cobrir com as fatias de maçã, canela e levar ao forno por mais ou menos 45 minutos, até dourar.

Fica uma delícia e linda olha...








Com amor...
    Janaina

Eu e minha casa


"E assim, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas velhas já passaram; tudo é novo!"
2Co 5:17

Uma das coisas que mais me admira no agir de Deus é sua capacidade de renovar. Coisas simples, pessoas comuns são transformadas em admiráveis talentos e exemplos para nossas vidas. No meu caminhar com Deus, alguns momentos paro e olho para trás. Não olho com saudades ou com qualquer sentimento que possa ter habitado o coração da esposa de Ló em Sodoma e Gomorra. Olho admirada e agradecida pelas transformações que Ele tem realizado em minha vida. Sinto meu coração, minha mente, meu agir, meu sentir serem transformados a cada dia e me alegro imensamente quando posso também enxergar isso na vida das pessoas que convivo. 
Acho que essa admiração pelo agir de Deus transcende as portas da minha vida espiritual e entra pelas portas do meu Lar.. Amo coisas antigas, coisas velhas.. Vejo valor em peças jogadas nas ruas, perdidas em "topa-tudo" ou barganhadas no Mercado Livre.. Penso na utilidade que cada uma delas teve, no que presenciaram e como um dia foram belas e aí sinto uma enorme vontade de trazê-las de volta à vida. Não. Não mando nenhum profissional mexer nelas (a não ser quando precisam de consertos mesmo, tipo marcenaria, sabe..). Eu e o João (que é um artista!!) e como Deus une propósitos (minha amiga Yara sempre me fala isso) assentamos e mão na massa.. Na massa, na tinta, na lixa e tudo mais... E assim nossa casa tem sido montada, peças renovadas, carregadas de história e do amor de nossas mãos e acima de tudo inspiradas no doce moldar de Cristo em nossas vidas...








Com amor...
                 Janaina

Banquete Real

31 de Outubro é dia de ..... Banquete Real!



Receber presentes é sempre especial! Mas, quando você recebe um presente, embalado com capricho, caixa decorada com fitas e mimos, o mais interessante é abri-la certo? A gente sempre imagina que o que vai ter dentro dela é tão bom quanto o que está por fora... Nem sempre. Esse é meu raciocínio em relação à triste e importada festa do Halloween. Questões religiosas à parte não me agrada ver crianças lindas e de olhar tão puro caracterizadas de personagens assustadores, seres das trevas, monstros, bruxas entre outros. Sem contar os valores que estão presentes em seu folclórico "Trick or Treat" ou em português "Doces ou Travessuras", ou seja - ou você me dá algo que quero ou vou fazer algo que te prejudica... Não, dentro dessa linda caixa meus olhos não vêem um belo presente para os meus pequenos... E questão espiritual envolvida na data? Comunicação com os mortos, bruxaria, tudo em desacordo com a Bíblia. A maioria das pessoas recebe a linda caixa e não a abre, e muitas vezes sem maldade se entregam às fantasias e brincadeiras dessa tão triste festa...
Bem, mas até então esse é meu olhar... E todo ano, a mesma coisa.. Bernardo "excluído" da tão "divertida" festa.. Explico com amor, vejo que ele entende e até concorda, mas ainda sinto nos olhos do Bê um certo inconformismo.. Ah! Senhor, eu sei que o Senhor é um Deus perfeito, que quer o melhor pra nós, o Senhor não é um Deus de tirar coisas boas e nem de deixar seus servos frustrados... Fecho os olhos em minha silenciosa oração em cima da esteira.. Me ensina Senhor a lidar com isso, a trazer tua paz e tua verdade ao coração do Bê.. Quando então meu Senhor fala comigo mais uma vez e no seu poderoso amor sussurra em meu coração...." O presente que vem de Deus tem uma caixa simples, mas especial e o presente que ela traz, esse sim é o melhor de todos..." O Bê precisa abrir ESSA caixa!!!!
João... Alcione (amiga, irmã e diretora da escolinha do Bê)... Nós vamos fazer uma festa no dia 31 de Outubro!
E assim aconteceu a primeira festa do Reino em nossa casa, crianças vestidas de príncipes e princesas passaram em algumas casas do nosso Bairro presenteando famílias com uma caixa de bombons decorada por eles (porque dar é melhor que receber) e a mensagem da foto acima , anunciando o grande amor que Deus tem por nós. Depois foram recebidas pelo guardião do castelo que segurava o livro que continha seus nomes (porque o Rei deste Reino conhece cada um pelo seu próprio nome). Uma tenda Real  aguardava  os  monarcas com lugares marcados. Delícia de banquete: cachorro-quente, pipoca, pão de queijo, frutas e uma torta divina... Brincadeiras Reais, língua do dragão, jóias da coroa, guilhotina (onde tantos cristãos já foram mortos) , maçãs no tacho e muitas batalhas medievais alegraram a nossa tarde... E até a Princesa Lolô curtiu o banquete... O melhor de tudo??? O olhar alegre do Bê "mamãe eu amei a nossa festa! Bem que você e o papai disseram que o que vem de Deus é sempre mais gostoso!!!!" Fecho os olhos. Obrigada Senhor... Até o próximo 31 de Outubro.. 






   


        


Com amor...


                                              
Janaina

Um pouquinho de história



"O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano."


Salmos 92:12

Finalmente, meu blog! Há algum tempo venho sonhando em criar um local onde pudesse compartilhar um pouco do meu amor por Deus, das minhas idéias e inspirações com pessoas que como eu são sensíveis, românticas, dinâmicas e questionadoras. Meu nome é Janaina Abrão, sou mineira, apaixonada pelas montanhas do meu estado (as quais sinto como se me pertencessem) , nasci e moro na cidade de Barbacena, cidade abençoada pela beleza de suas flores, mas manchada pelas tristes histórias de seus sanatórios. Tenho 34 anos, sou em primeiro lugar filha amada do Rei, apaixonada por Jesus, esposa do João, meu Príncipe Encantado dos contos de fada (daqueles que as pessoas falam que não existem, pois é, segredo, mas Deus me deu um!!!), mãe abençoada de duas crianças doces e lindas, Bernardo de 5 anos e Lorena de 1 aninho que são minha maior alegria... Além disso sou militar e médica Pediatra, muito realizada, que ama estudar e também apaixonada por cada um dos meus pequenos pacientes, que fazem da minha profissão mais uma extensão do amor de Deus na minha vida. 










Família - Minha Mais Doce "Lóide"

Nasci no dia 1 de Abril, mas esse foi meu nascimento de mentira!!! Ouvi isso minha vida inteira (e ainda ouço!), mas sabe que é verdade... Nasci mesmo de verdade e na Verdade quando decidi aceitar a Jesus como meu único e suficiente Salvador. E não sei bem precisar essa data porque cresci ao lado de uma "Lóide" em minha vida. Minha vozica amada, Dona Geralda, foi para mim o que Lóide foi para Timóteo (2Tim 1:3-5), me ensinou uma fé pura, sem fingimento, sem ritos ou hábitos. Ela me ensinou que posso conversar com Deus com o simples dobrar dos joelhos, com o rápido fechar dos olhos ou até mesmo com o falar silencioso do coração. De mãos dadas me levou a conhecer o doce caminho do Senhor. Me lembro de ir com ela aos domingos de manhã em sua Igreja e de vê-la sempre ajoelhada sobre um cachecol de lã creme intercedendo por toda sua casa e por todos aqueles que precisassem. Joelhos finos de uma mulher de oração e mãos calejadas de uma vida difícil, lutou bravamente e me ensinou o segredo de sua paz, sua arma secreta, sua poderosa espada: a Palavra de Deus... Ela se foi esse ano, saudade de doer... Mas, sou grata a Deus por me dar uma vozica tão especial. Eu fiquei com o cachecol creme e algumas vezes o uso em meu mais ardente clamor. Um dia eu sei que nos veremos no Reino de Deus e me alegro com esse dia!

Mais Família - Valores e Coração

Sou a mais velha de três filhos ( mas nem tão velha assim..). Deus me deu uma mãe especial que me ensinou valores e ideais, me ensinou a lutar pelos meus sonhos com garra e ética, contribuiu (muitas vezes à duras penas) para a formação do meu caráter, mas o que mais aprendi com minha mãe foi a perdoar. Aquele perdão que vem de Deus, que apaga tudo, cheio de amor... Sim, esse perdão parece surreal, mas ele existe e vem de Deus. Amo você, mãe. Meu pai... Ahhh figura como ele só.. Não adianta "papo cabeça" com ele não, mas se precisar de alguém para qualquer coisa ele está ali, sempre pronto para servir. Humildade, coração e serviço, esse é meu pai. Avós impecáveis eles são... Mila, minha irmã, falo sempre que o Senhor deixou escorregar um anjo lá do céu e cair no meu colo... Doce, inteligente, amiga, ela é tudo pra mim... E agora ainda vai me dar um sobrinho (a) rsrsrs... E o Júlio, meu irmão, que nos caminhos da vida, tem se acertado cada vez mais.. Amo vocês do jeitinho que são!!! Estão sempre em minhas orações...




Mais Família - Clube do "Latte"

Casei com meu doce amor em 2006 e agora somos quatro! O Clube do "Latte" como dizem o Bernardo e a Lorena, que por amarem tanto chocolate, criaram esse delicioso grito de guerra "Clube do Latte! Clube do Latte!". Não é uma delícia isso?!! O Clube do Latte mistura as idéias geniais da mamãe com seus agarros e beijocas de fugir, o espírito realizador e as brincadeiras divertidas e criativas do papai, a esperteza nos "joguinhos" e o cavalheirismo do Bê, as correrias, bagunças e o carinho da Lolô... Isso tudo coberto com uma super caramelada calda do mais puro e doce amor de Deus que envolve a todos nós e nos une na mistura única e perfeita do "Clube do Latte"!



Esse é um pedacinho da minha longa história...
Com amor...
Janaina






13 de novembro de 2013

Bem-vindos ao meu doce e simples mundo!


"E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna."

1 João 2:25


Amo as coisas simples da vida... Sabe, aquelas coisinhas que às vezes passam batido nas nossas vidas e acabam apagadas pela rotina... Aquelas tipo bater papo até tarde com o João (meu eterno príncipe), "lavar vasilhas" com a Lolô , fazer um bolo e decorar junto com o Bê . Aquelas, tipo dar risada de doer a barriga, né Tamy? Sabe, coisas como pegar folhas no chão em viagem, olhar formatos de nuvens no céu, fazer piquenique no sábado à tarde no quintal da casa, acampar na sala com barraca de lençol... Eu sou capaz de agradecer ao Senhor no meu coração só de olhar para o sorriso dos meus pequenos, de ver meu marido brincando no pula-pula com eles... 
Amo memórias... Acho que por isso sou tão apaixonada pelo "mundo shabby", por scrapbooking e por mimos feitos à mão... 
Eu amo meu pequeno e doce mundo... E sou grata ao Senhor por isso! Sou grata a Ele por Sua "Doce Escolha". Ele escolheu a mim e a você. Ele escolheu nos amar infinitamente, Ele escolheu se esvaziar de Sua grandeza e soberania para se tornar homem, carne e osso, assim como nós. Ele escolheu pagar o preço pelos seus e pelos meus pecados em uma cruz. Ele sentiu tanta dor, foi tão humilhado. Mas, Ele escolheu Se entregar.  Ele escolheu a mim e a você. E assim, em demonstração do mais puro amor, Ele também te deu o direito de escolher. Bem, então, diante de tão boas notícias, assente-se um pouquinho, sirva-se de um brigadeiro de panela (e coma com colher é claro! Rsrs) e venha conhecer como é doce o viver com Cristo... 
Graça, família e mimos...
 Eu quero viver para Deus por todos os dias da minha vida.
Essa é minha "Doce Escolha"
E você, já fez a sua?


Com amor...
Janaina

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.