Image Map

19 de junho de 2014

A Coragem de Estêvão




Você já parou para pensar o que existe em comum entre Josué, Davi, Gideão, Paulo e Estevão? Sim. São todos personagens bíblicos, homens usados para cumprir a vontade do Senhor, cada um em sua época, cada um enfrentando sua dificuldade: a conquista de Canaã, o gigante Golias, o exército midianita, a perseguição aos cristãos, o Sinédrio... Mas todos eles tinham algo em comum e que sem isso nada seria possível: CORAGEM. Isso mesmo, para servir a Deus é preciso coragem. 

Bem, ao falar desses heróis da fé, eu sou obrigada a dizer que tenho uma admiração especial por Estevão. (Atos 6,7) Eu brinco que quando estivermos no Reino dos Céus e pudermos conhecer os personagens bíblicos eu com certeza vou querer conversar com Estevão e dar um abração nele. Acho que a fila do apóstolo Paulo vai ser bem grande (rsrsrs), mas na fila de Estevão eu serei a primeira! Sabe, eu queria dizer a Estevão: "Estevão, como eu te admiro, como o sr teve sabedoria ao se portar diante do Sinédrio, falou com propriedade sobre toda a Lei e provou àqueles homens que Jesus é o Salvador, o Messias! O sr resplandeceu tanto a Glória do Senhor, estava tão cheio do Espírito Santo que teu rosto parecia de anjo! Como o sr recebeu cada pedrada que lhe foi lançada e ainda pôde ter misericórdia dos seus agressores! Como o sr teve coragem e permaneceu firme e entregou sua vida por amor a Deus!" Estevão tem realmente minha mais profunda admiração. 
A coragem de Estevão.
 Coragem que vem do céu!
 Eu quero isso para os meus filhos!






"Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque
 o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares."
Josué 1:9

Sabe, eu conheço tantas e tantas mães que tem um desejo enorme, uma sede absurda da Palavra de Deus, uma vontade de conhecer esse Deus que vive e que age com poder em cada detalhe de nossas vidas. Mães que desejam a paz que excede todo o entendimento! Mas... Não tem coragem! Não tem coragem de rever aquilo que elas conhecem sobre Deus, coragem de abandonar o mundo e tudo o que ele oferece, coragem para desapontar familiares e amigos, coragem para depositar sua fé no único que é digno dela, Jesus... Triste. Muito triste isso. Coragem, como disse, é preciso coragem para servir a Cristo.  

Em muitas avaliações da escola do Bernardo suas professoras registram que o Bernardo precisa desenvolver coragem. Realmente, como muitas outras crianças o Bernardo tem medo de tempestade, de monstro, de pesadelo e muitas vezes se sente amedrontado em frente a uma atividade nova,um desafio. Sendo assim, João, precisamos alcançar esse coração, ensiná-lo sobre a verdadeira coragem, a coragem de Estevão.

Primeiro Passo - Coragem X Valentia

São duas palavras tidas por muitas pessoas como sinônimos, mas que especialmente na vida do Cristão se mostram incompatíveis. Mas por que isso? Porque elas moram em lugares diferentes. A coragem mora na mente e a valentia mora nos braços. A coragem muitas vezes recua, a valentia não, ela sempre enfrenta. A coragem leva em consideração os princípios absolutos de Deus, a valentia leva em conta os princípios relativos de cada pecador. Sempre na vida me considerei uma menina corajosa, mas hoje vejo que era na verdade valente. E me arrependo por isso. Hoje eu consigo ver o quanto eu já machuquei e fui machucada em nome da valentia, com o firme propósito de provar ao outro que EU estava certa. E de que adiantava isso? Nada. Simplesmente nada. Hoje eu estou aprendendo a ser corajosa, estou aprendendo a hora de falar e a hora de ficar calada, o momento de aproximar e o de afastar... 
Sendo assim, antes de trabalhar a coragem com o Bê tive de explicá-lo essa diferença. 

"Bê, se você sempre estiver em obediência a Deus, você será corajoso. A valentia, na verdade, está sempre em desobediência, porque ela fere as outras pessoas e Deus não agrada disso." Dei o exemplo de um menino que conversa com respeito e outro que empurra para que ele pudesse entender essa diferença!



 Segundo Passo - De onde vem a coragem?

"Sede fortes e corajosos, não temais diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco;
não vos deixará, nem vos desamparará."
Deuteronômio 31:6

Como que você acha que Josué, Davi, Gideão, Paulo e Estêvão se sentiram ao enfrentar seus obstáculos, as perseguições, ameaças? Talvez eles tenham sentido medo. Sim, como eles eram humanos (e eu também sou) acredito que eles possam sim ter sentido aquele frio na barriga, aquele medo de não conseguir, ou até mesmo uma vontadezinha de desistir, mas existia algo maior que os fez completar seus atos: a confiança em Deus. Eles sabiam, que estando dispostos a cumprir os desígnios do Senhor, Ele estaria ao lado deles. Portanto, a verdadeira coragem emana do coração de Deus para nós! Ele te ama mais que tudo, Ele deseja ardentemente que seu coração esteja em sintonia com o Dele! Ele quer te ajudar, te proteger. Ele é A coragem. Infelizmente ainda estamos inseridos nesse mundo de maldade, mas não estamos sós, Deus está conosco.



Apresentamos o versículo para que eles entendessem que a coragem vem do Senhor e não de nós. Se pensarmos que teremos que vencer as dificuldades sozinhos seremos medrosos (e com toda razão!), mas se pensarmos que o Deus Todo Poderoso está com a gente, seremos sim corajosos, pois nossa força vem daquele que tudo pode!

Terceiro Passo - Mas como vou conseguir essa coragem?

"Aquele, porém que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna."
João 4:14

Essas palavras são de Jesus, ele chama a si mesmo de Água Viva, pois quando o conhecemos, temos o vazio que existe no nosso coração preenchido, e de nada mais precisamos, porque Ele provê todas as coisas. Para termos então essa coragem, nossos corações devem estar preenchidos pela Água Viva, habitado pelo Senhor.


De posse dessas informações nós montamos uma brincadeira para que eles pudessem entender mais sobre a coragem de Estêvão..
Separamos uma seringa de 10 ml (sem agulha é claro!!) representando nosso coração, um copo de água representando a Água Viva que é o Senhor Jesus e uma vela que representava a dificuldade que eles teriam que vencer (fogo a ser apagado).

- Enchendo o coração da Água Viva

Perguntamos para eles: Como vamos conseguir apagar o fogo? Só com a seringa cheia certo? E se a seringa estiver vazia? E se vocês tentarem apagar sem nem mesmo usar a seringa? De certo não vão conseguir ou vão no mínimo queimar as mãozinhas... 




Assim é na nossa vida. 
Para enfrentarmos as dificuldades, vamos encher nossos coraçõezinhos da Água Viva!

-Atingindo o alvo com a força da Perseverança

Depois os desafiamos a apagar a chama da vela com o esguicho de água da seringa, mas eles puderam ver que não é nada fácil! Tentaram muitas vezes e foi aí que trabalhamos o conceito de Perseverança. Para conseguir atingir o objetivo devemos tentar e tentar quantas vezes forem necessárias.  







Como vocês podem ver, o Clube do Latte inteiro tentou, mas quem conseguiu apagar a chama foi aquele que disse que nunca iria conseguir... 




Parabéns Bê!!!

Que seu coração e o da Lolô estejam preenchidos da Água Viva e que vocês sejam corajosos como Estevão, para lutar contra tudo o que é errado aos olhos do Senhor e para levar sua Palavra a muitas outras pessoas. Quanto às outras dificuldades da vida, Deus cuidará de todas elas.
Esqueçam a valentia e sejam sempre CORAJOSOS!

Com amor...

Janaina Abrão















3 comentários:

  1. Que linda virtude é a coragem como descrita nesta postagem! Que Deus lhe abençoe Janaína, com inspiração e criatividade cada vez mais abundantes para ensinar aos seus pequeninos as verdades do Evangelho! E quanto ao Bê, tenho certeza de que entendeu a mensagem, que foi marcada em sua mente e em seu coração, pq o ensino é poderosamente potencializado quando é ministrado dentro de uma relação de afetividade, com amor, com estratégias sensoriais (uso de recursos visuais, estimulação tátil, olfativa - toda vez que ele sentir o cheiro de vela se apagando - a cada aniversário talvez, ou em noites de tempestade - sua coragem será fortalecida pela lembrança do ensino!) com tentativa, erro e acerto, com vivência de emoções conflitantes (medo, choro, alegria, riso...) etc. Pedagogicamente, a aula foi quase perfeita... o que realmente a tornou perfeita foi JESUS! Ele estava lá, o conteúdo estava alinhado com a vontade D'Ele para a vida do Bernardo. Com toda certeza todos nós veremos os frutos desta sementinha plantada com tanto zelo em uma terrinha linda e fértil, regada constantemente com a Água Viva, pelos perseverantes jardineiros do Clube do Latte!
    Com amor,
    Alcione Souza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga e grande companheira de guerra, suas palavras soam como melodia aos meus ouvidos.. Obrigada pelo encorajamento e obrigada por ser minha grande parceira de "jardinagem", afinal eu lanco algumas sementes, mas você, amada, lança muitas, todos os dias.. Que o Senhor abençoe tua seara e tenho certeza que um dia veremos juntas uma geração de servos fiéis do Senhor e seus frutos sendo colhidos pelo Dono dessa lavoura. Honra e Glória sejam dadas a Ele,à Água Viva, ao nosso amado Deus! Te amo em Cristo! Muito! Com carinho...

      Excluir
    2. Amém! Amém! Amém! Com lágrimas nos olhos!

      Excluir

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.