Image Map

30 de junho de 2014

Conteúdo Infantil... Tem conteúdo? É realmente infantil? - As Quatro Peneiras

             

"Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más."
Mateus 12:34,35

Os fariseus eram os grandes líderes religiosos na época de Jesus. Essas e outras duras palavras de Jesus foram para eles. Eles se preocupavam em cumprir as tradições religiosas, os costumes, até sabiam a Lei de Moisés de cor e salteado, eram "bons" na sociedade, mas lhes faltava algo. Algo que tornava seus corações repugnantes aos olhos de Jesus. Faltava a verdadeira fé, o amor, a humildade. Eles eram como vasos de conteúdo ruim. Torneados de ouro, decorados por fora, enganavam parecendo serem bons, mas eram vasos maus, de conteúdo desagradável a Deus. 

Eles eram vasos maus. 



Isso me assusta. Como mãe e pediatra me pego pensando como esses fariseus deveriam ser quando crianças. Com todas as questões de disciplina e educação à parte, eu imagino que eles eram... apenas crianças. Ou digamos melhor, eles eram vasos vazios. Assim como todos nós somos quando crianças. Vasos vazios. E ao longo de nossas vidas vamos sendo preenchidos. E nos tornamos vasos cheios, bons ou maus aos olhos de Jesus, mas vasos cheios. Mas o que seria assim esse conteúdo? De onde vem todas as coisas que preenchem o vaso e o tornam bom ou mau? Não seria essa uma informação preciosa a toda mãe que sonha em criar um vaso bom?

Bem, para saber de onde vem aquilo tudo que preenche um vaso, nada como obter uma resposta do próprio vaso. Pense em si mesma. Quantos momentos você viveu que mudaram seu modo de enxergar o mundo? Quantos filmes te emocionaram ou até mesmo te ensinaram alguma coisa nova? Quantos livros te fizeram mudar de opinião sobre algo? Quantas coisas te foram ensinadas na escola e que te ajudaram na idade adulta ou até mesmo que vieram a te decepcionar? Quantas influências nós recebemos todos os dias?  Com as crianças não é diferente. Na verdade, elas são mentes em formação, absorvem até muito mais do que nossas mentes adultas! Nelas começa todo o processo de preenchimento do vaso! Meu grande sonho é que meus filhos sejam vasos de honra para o Senhor, e, por isso, nada tão primordial do que selecionar aquilo que vai preenchê-los.

Você já parou para pensar que quem cria o conteúdo infantil são os adultos? Todo o recurso para entretenimento infantil tem uma mente adulta por trás. Filmes, desenhos, livros, jogos, revistas... Enfim.. Aquilo que preenche o vaso vazio é elaborado por um vaso cheio. Bom ou mau, mas cheio.



Talvez você possa até achar que está soando um pouco fanático, mas o mal acaba entrando em nossa casa por caminhos que a gente nunca imaginaria... Bem, você já se assustou com alguma palavra que seu filho falou e que nunca foi nem mencionada na sua casa, ou com alguma postura ou atitude que você tem certeza que ele copiou de algum lugar? E na adolescência, alguém já teve a inesperada surpresa de que seu filho não absorveu nada do que você ensinou? Acredite. Você não é a única que pode ensinar ao seu filho. Tudo aquilo que ele assiste, lê ou estuda também é (obrigada Senhor pela Escola Arca de Noé! :) )


Bem, sendo assim, toda a programação dos meninos passa sob meu crivo e o do João e gostaria de dividir com vocês as "Pe"neiras que nós usamos e o motivo de cada uma delas. Para ficar mais fácil de lembrar as "Pe"neiras seriam os 4P's!

  • 1-Prejudica a cosmovisão?
  • 2-Propósito adequado?
  • 3-Próprio para a idade?
  • 4-Princípios eternos?
Essas são as perguntas que eu e o João fazemos ao selecionar um conteúdo com o objetivo de proteger as pequenas mentes dos nossos amados da influência de tudo o que é contrário à Palavra de Deus.




1- PREJUDICA A COSMOVISÃO?

"Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal, que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade, põem o amargo por doce e o doce, por amargo!"
Isaías 5:20

Talvez você possa nunca ter ouvido falar nessa palavra: cosmovisão. Uma cosmovisão é de forma sucinta, um raciocínio de visão de mundo que responde a três perguntas básicas:


-De onde viemos? 
-Por que está tudo assim no mundo (tão ruim..) 
-Para onde vamos?




Na fé cristã verdadeira só existe uma verdade revelada aos homens que é a Palavra de Deus. Nós cremos que Deus criou o homem, a Terra e tudo o que nela há. Cremos que, por opção, o homem pecou e desobedeceu ao Criador, permitindo que o mal entrasse em suas vidas. E cremos que esse Deus tão perfeito enviou Seu Filho para que todo o que nele crê seja redimido e tenha a vida eterna.
Essa é a Cosmovisão Cristã. Portanto, tudo o que venha a abalá-la é cortado de nosso lar. Pelo simples fato de que tudo o que fizer os nossos filhos acreditarem em uma mentira estariam os levando a perder a Salvação! E isso é sério demais!


Talvez você possa pensar que tipo de entretenimento chega a esse ponto? Bem, alguns conteúdos podem abalar a cosmovisão cristã de forma mais sutil, com histórias envolvendo fatos contrários à Bíblia como visões deturpadas da vida após a morte, tendências humanistas que visam desconstruir a idéia de que somos pecadores e necessitamos da graça de Deus, entre outros. Mas alguns,  de tão diretos, chegam a ser bizarros, vou citar o exemplo de um livro, de uma coleção infanto-juvenil bem conhecida, a Vagalume Júnior, de um autor brasileiro renomado, onde a personagem principal do livro uma doce e singela menina, entra no mundo da Mentira e ao longo dos capítulos tem sua visão de verdade X mentira totalmente adulterada. Ela aprende que nem toda mentira é ruim e nem toda verdade é boa. (Relativismo)

Mas não fica só nisso, o autor tem ainda o intuito de predispor a criança a refugar o cristianismo, sugerindo "entrelinhas" que não existe uma Verdade Absoluta. Dêem uma olhada nessa página. Nesse momento a personagem adentra o "Calabouço das Piores Verdades" onde ela conhece um louco (como ele é chamado) que afirma que somente Ele tem a Verdade. Ele se chama Verdade Absoluta (como o cristianismo é conhecido pelos cristãos), mas o anfitrião do país da Mentira consegue convencer a menina a nunca confiar em alguém de um livro só (Bíblia?). E ela foge dele, afinal segundo o sábio daquele país a Verdade Absoluta quer destruir a beleza que existe dentro dela. 
Olhem bem a foto do livro, por acaso o personagem Verdade Absoluta que segura aquele livro parece com alguém que você possa imaginar?


Meu coração dói a cada vez que penso quantas crianças podem estar lendo essa obra. 
Mas enfim, primeira peneira - nada que coloque dúvida no coração deles de que "Jesus é o caminho, A VERDADE, e a vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele."(João 14:6)

2- PROPÓSITO ADEQUADO?

O entretenimento foi criado para divertir e isso é ótimo! Mas digamos que ele vem em um pacote. Existem filmes, livros, etc que além de divertir eles trazem lições que podem ser aplicadas, se é assim, melhor ainda! Mas se existe algo que não faz bem é o hábito, a dependência. Pense bem na novela. Quantas coisas úteis e valiosas as pessoas perdem de fazer ou viver por causa das novelas? E agora a mais nova modinha é a novelinha infantil. O que eu mais vejo são as crianças tentando imitar o comportamento dos personagens da novelinha e o pior com aquele "compromisso" de assistir. Se eu não concordo com esse hábito na minha vida por que eu o estimularia na vida deles? 

Outra questão é o estímulo ao consumismo. Existem alguns canais fechados que tem até uma programação aceitável, mas pecam no excesso de propagandas. E se tem algo que me entristece é ver o quanto a sociedade de hoje tem a necessidade de possuir e mostrar que possui. A roupa tem que ser de marca, o brinquedo tem que ser o mais caro, tem que ter isso e aquilo... Muito triste isso!!
Por isso eu gosto muito de esquemas como o Netflix que você pode selecionar os desenhos, filmes, etc..
Segunda peneira, causou dependência e estimulou o consumismo não tem nosso aval.



3- PRÓPRIO PARA A IDADE?

Isso é básico. Eu até creio que muitas pessoas considerem as avaliações indicativas, mas quantas crianças são expostas a conteúdo impróprio assistindo a programação dos pais? Mesmo que seja um jornal, mas suas mentes estão realmente preparadas para tanta violência? Como pediatra eu vivencio muitas crianças com medos inexplicados, distúrbios de sono, inseguranças e tantas outras alterações psicológicas e muitas delas geradas por exposição imprópria. 
Na nossa casa se os meninos estão com a gente e vamos assistir TV a prioridade é deles. 
Terceira perneira, conteúdo impróprio para a idade está excluído.


4- PRINCÍPIOS ETERNOS?


Como eu disse se podemos aliar o entretenimento com valores e princípios, essa seria a melhor opção. 

Gostaria de dar algumas sugestões para vocês de conteúdos que podem ser usados para divertir e ajudar a moldar o caráter dos pequenos, ou seja a encher esses vasos com conteúdo bom!


Literatura Infanto-Juvenil do autor Max Lucado
Através da vida de um bonequinho de madeira Marcinelo criado por um carpinteiro muito especial Eli, trabalha princípios como a soberania de Deus, a individualidade da criança (cada um é especial pois é amado por Deus, ninguém precisa da moda para ser igualado ao outro), aliança (amizade), mordomia (visão cristã do "ter") entre outros valores e traços de caráter.. Lindo! Lindo! Lindo!
E já está disponível em DVD!


As crônicas de Nárnia de C. S. Lewis
Através de várias aventuras dos quatro irmãos no mundo de Nárnia, trabalha a cosmovisão Cristã
inserindo sua Verdade através de sua trama como a traição de Edmundo (pecado) e o sacrifício do leão Aslam para salvar os irmãos e o mundo de Nárnia que esta dominado pelo mal. Fora os outros milhares de valores e ensinamentos que podem ser extraídos de cada aventura! O melhor, também já tem os filmes!


Literatura Infantil do autor brasileiro Paulo Debs

Dentre vários livros embasados nas verdades bíblicas, o Pequeno Peregrino é uma releitura do clássico de John Bunyan que conta a trajetória de um menino convidado a um banquete celestial e que, em sua peregrinação até seu destino encontra vários personagens que tentam o desanimar. Um tesouro! Os outros livros dele também são ótimos!!!

Enfim, na verdade poderia escrever mais uns três posts de sugestões, mas essas três são na minha opinião as melhores. 



Entendam, não quero dizer que meus filhos não assistam por exemplo aos clássicos da Disney, ou à Moranguinho,  McQueen, Frozen e outros tantos amados pelo público infantil. Se o conteúdo passar nas 4 peneiras podemos até trabalhar com os maus exemplos (já viram a desobediência do Nemo?) 

Para as mamães que a cada dia sonham em ver seus filhos seguindo pelo caminho estreito, servindo ao Senhor, tenham muito cuidado com o conteúdo infantil.. Invista o seu tempo e o de seus pequenos em um material que encha seus corações do amor de Deus, da Verdade Bíblica e de valores eternos. 
Minhas orações são para que os meus e os seus filhos sejam sempre VASOS BONS!


Com amor...

Janaina Abrão

2 comentários:

  1. Excelente post Janaína! Vocês estão "peneirando" muito bem! Que Deus ilumine sua mente e a do João cada dia mais a fim de que tenham muito conteúdo bom para encher estes pequeninos vasos de honra que vocês têm em casa: o Bê e a Lolô!

    ResponderExcluir
  2. Adorei Dr.Janaína excelente .....Ansiosa pelo próximo post. :)

    ResponderExcluir

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.