Image Map

10 de junho de 2014

O Primeiro Lugar do Pódio

Sou maravilhada com a forma que o Senhor tem de agir em minha vida! Confesso que muitas vezes não consigo nem de longe imaginar quais são seus propósitos.. Me pego muitas vezes questionando a Ele e a mim mesma, mas, como sei por vivência que Ele sempre me surpreende, assumo na maioria das vezes uma posição de busca e expectativa. Mas você pode se perguntar como alguém pode assumir uma posição de buscar e ao mesmo tempo esperar? Bem, vou dividir um pouquinho do meu coração para que entendam o que eu quero dizer...

A vida não se resume em ganhar o amor de alguém, mas em crer que
você já é amado por Deus.


Durante toda a minha vida eu busquei a aprovação de outras pessoas com relação a mim mesma. Por vários motivos. Longa história. Mas enfim, sempre busquei a perfeição. Perfeição nos estudos, na educação e no trato com as pessoas, no trabalho, na família. Eu sempre quis fazer O MELHOR. Há quem veja isso como uma qualidade, mas não é. Isso é um terrível e difícil defeito, que corrói a alma dia após dia com o amargo sabor da frustação, da indiferença, da rejeição. Um tremendo sofrimento. O primeiro lugar, a medalha de ouro da turma, a queridinha. Se você tira 10 ótimo, se tira 9,9 foi mal. Se você recebe um elogio desfruta da alegria, se não supre a demanda do outro, você experimenta uma culpa gigante. Enxergar a si mesmo através dos olhos dos outros. Isso não é a vontade do Senhor! À medida que fui conhecendo mais do meu Deus, do Deus da Bíblia, fui vendo que não preciso ser perfeita para Aquele que mais me ama no mundo, Jesus. Ele me ama do jeito que eu sou. Perfeitamente imperfeita! Foi aí nesse ponto que conheci a palavra EXCELÊNCIA. Totalmente diferente da palavra PERFEIÇÃO. A perfeição escraviza, a excelência liberta. A perfeição busca a aprovação dos outros, a excelência, a aprovação de Deus.

"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens."
Colossenses 3:23


E enfrentando essa minha própria dificuldade eu me deparei com o desafio de ajudar o Bernardo a não chegar nesse mesmo ponto! Comecei a observar nele uma tremenda dificuldade de lidar com as frustrações, com as perdas, com o não estar em primeiro lugar. E te digo: ah como dói no meu coração quando o coraçãozinho dele está doendo! Deus quer que EU o ensine. Mas como vou ensiná-lo se eu mesma estou em processo de aprendizagem? Como vou ajudá-lo a caminhar se eu mesma estou mancando?!! Rsrsrs...

É Senhor, essa é a tua mão... Essa é tua forma de agir! Deliciosamente planejada e perfeitamente inusitada!!! Ah como eu amo teus pensamentos! Preciosos são para mim! (Salmo 139:17).. O Senhor nunca move uma peça só! Ele harmonicamente move o universo em ações e consequências sincronizadas. Trabalha o meu coração e o do Bernardo de uma só vez!



Sendo assim, vamos lá... O que eu preciso inculcar no coraçãozinho do Bernardo para que ele entenda que ele não precisa sempre do primeiro lugar do pódio e ao mesmo tempo encorajá-lo a fazer todas as coisas com excelência e para honrar o nosso Deus?

A visão que Deus tem de nós...

Deus nos criou especiais. Cada um de seu jeitinho, cada um com um talento diferente. Alguns são bons de corrida, outros de raciocínio, outros de matemática e alguns são muito criativos! Como peças de um quebra cabeça. Enfim.. Mas Deus nos vê lá de cima e em termos de importância somos EXATAMENTE todos iguais!

Criamos pequenos amiguinhos de lata "os latinhas", cada um com seu rostinho e sua expressão quando vistos de frente, mas de cima, de onde Deus nos vê... Todos iguais! 



O propósito de Deus em todas as coisas de nossas vidas...

Deus quer um trabalho em equipe, Ele fala em sua Palavra que aqueles que aceitaram a Jesus como único e suficiente Salvador são como corpo de Cristo, cada um uma parte essencial deste corpo. Unidos e sincronizados. Ninguém é melhor ou mais importante do que o outro. E para isso não precisamos estar sempre em destaque para que os planos de Deus (que são os melhores!) se cumpram..



Digamos que a missão "dos latinhas" é a de se organizarem em uma torre.. Vamos lá?! Mãos a obra!

Cada um "dos latinhas" se posicionou de forma a montar uma torre mais firme possível...


E a torre foi crescendo com a participação de cada um dos nossos amiguinhos prateados...

E a curiosidade dos pequenos coraçõezinhos crescia junto com a torre!

Ótimo! Eis a nossa torre, cada um dos amigos latinhas posicionados e unidos, um ajudando a sustentar o outro formando uma linda e firme torre.

Mas veja Bê, qual "dos latinhas" você gostaria de ser? "O do topo, mamãe." Previsível (meu antigo eu também gostaria de ser o do topo, filho!) Eu consigo entender plenamente a escolha dele. Mas veja, vamos tentar tirar o do topo... A torre caiu? Não. Ela ficou incompleta, mas não caiu.
E que tal tentarmos tirar "um latinha" que está bem no meio da torre, mais embaixo? Pluft! Torre no chão.
Aquele que está no topo não é o mais importante aos olhos de Deus! Ele é somente uma das peças usadas para glória do Senhor. Cada latinha com seu papel e todas importantes para manter a torre de pé e útil aos olhos de Deus!


E eu acho que até a Lolô captou a mensagem pois ela acabou encontrando uma das amigas latinhas com a qual ela se identificou bem.. Super feminina e delicada! Rsrsrsrs....

E como tudo no Clube do Latte acaba em brincadeira, e a torre é claro tem sua utilidade, ela acabou virando um boliche especial!

Buscar e esperar... Buscar conhecer o propósito de Deus com as diversas situações que vivemos e esperar o seu agir, o seu revelar, o seu transformar em nossas vidas. Busca e expectativa!

Bem, é claro que não acredito que essa fraqueza que nos leva a desejar o primeiro lugar do pódio vá se resolver somente com uma torre de latinhas desenhadas, mas a cada dificuldade, as latinhas podem ser trazidas à memória e serem usadas para ilustrar uma boa e amorosa conversa com os pequenos...

Vamos trabalhar o coração dos nossos filhos com a sabedoria que vem dos céus, pois esse é um tesouro incorruptível!

Com amor...

Janaina Abrão

4 comentários:

  1. Uma licao muito importante...que tambem continuo aprendendo. Amo o Clube do Latte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Danae, o Clube do Latte também ama você!

      Excluir
  2. Belíssima lição de humildade que ensina aos pequenos como é importante se colocar à disposição de Deus para servi-lo. O maior é o que mais serve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha companheira de guerra! Juntas serviremos ao Senhor equipando os pequenos com o conhecimento da Verdade! Te amo em Cristo!

      Excluir

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.