Image Map

2 de abril de 2015

Um vazio de duas pessoas

Parecia que tudo fazia sentido para mim naquele exato momento. Uma paz inexplicável tomou conta do meu coração. Todo o peso que eu carregava nos ombros havia simplesmente desaparecido. Foi quando eu pude compreender o amor de Deus por mim e o meu amor pela minha filha... Deus nos ensina bem assim, Ele primeiro lava nosso coração com nossas próprias lágrimas, enxuga com sua Palavra e preenche todo espaço vazio com o seu entendimento. O entendimento é a base de todas as coisas. Não podemos experimentar algo em sua essência sem realmente compreendê-lo. Assim é minha história com Deus e minha história com a Lorena.


"Nós somente conseguimos amar verdadeiramente alguém quando, 
além de a conhecermos, nós a compreendemos."



O que eu vivi me lembra Cornélio. Um homem digno da minha maior admiração. Ele vive em Atos capítulo 10. Sua história é tão verdadeira para todos aqueles que amam a Deus que o Senhor resolveu eternizá-la no livro de Atos, o livro que conta o "nascimento" da propagação do Evangelho.


Cornélio era um centurião. Os centuriões eram oficiais do exército romano responsáveis pelo comando de 100 soldados. Ele era um gentio, assim eram conhecidos aqueles que não faziam parte do povo de Israel. Existia uma grande separação do povo judeu dos gentios naquela época.. Mas Cornélio não era apenas um centurião gentio. A Bíblia conta que ele era piedoso, temente a Deus, generoso e que, de contínuo, ele buscava a Deus em oração.



Mas faltava algo para Cornélio. Um vazio. Lembram da última postagem? E Deus viu o que faltava para ele, assim como ele viu o que faltava para mim. Deus permitiu que um anjo se manifestasse a Cornélio e deixou claro que Ele tinha conhecimento de sua dedicação e de seu amor por Ele. 


Deus enviou um anjo a Cornélio. Na era da Igreja Primitiva Deus agia dessa forma. Hoje, Ele ainda age assim, talvez não através de anjos, mas através de pessoas, instrumentos em suas mãos que abençoam nossas vidas. Foi assim comigo. Mas bem, Deus colocou no coração de Cornélio: busca um homem chamado Simão, que tem por sobrenome Pedro. Sim, Pedro, o apóstolo de Jesus. Cornélio fez como Deus ordenou. 

Mas o mais perfeito de tudo isso é que Deus nunca age em um só lado. Deus sabia do amor de Cornélio e Ele queria preencher sua vida com aquilo que ainda lhe faltava. Assim, Deus dá uma visão para quem? Para Pedro. Ele prepara o coração de Pedro para suprir aquilo que Cornélio buscava. Deus ensina a Pedro uma das mensagens mais belas e verdadeiras:



Seja você israelita, gentio, branco ou negro, homem ou mulher, Deus não quer saber seu passado, sua religião, seus vícios, seus erros.. Deus não faz acepção de pessoas. 

"Ele se doa para todo aquele que o busca em Verdade."

Mas, voltemos a Cornélio, homem reto e temente a Deus. Pedro chegou à sua presença. E, tomado de temor e respeito, o que Cornélio faz em sua mais pura inocência?


Pedro falou com Cornélio muitas coisas, ele esclareceu que o importante não era ele, Pedro, que ele era um homem como Cornélio e que quem realmente importava era Cristo! Ah, como eu gostaria de ter participado desse papo! Imagino Cornélio com seu coração inundado do amor de Deus, olhos atentos, se deleitando ao ter suas dúvidas esclarecidas e conhecendo, conhecendo com detalhes o Senhor Jesus, a sua Palavra, os planos do Senhor para nossas vidas.. E Pedro?!!! Imagino a sensação que ele teve ao poder apresentar o Evangelho para o primeiro gentio! Que barreira maravilhosa Deus quebrou naquele momento! Um judeu e um gentio. Se tornaram irmãos. Irmãos em Cristo.

E foi aí que Deus presenteou Cornélio com o Espírito Santo! O primeiro gentio a receber o Espírito Santo!  Ele já tinha o amor. Ele já tinha a dedicação. E agora ele havia recebido o Espírito Santo em seu coração. E sabem o que isso significa? Cornélio agora teria acesso ao conhecimento.

"Mas o consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito."
João 14:26

Eu costumo dizer que o Espírito Santo é nosso professor espiritual. Ele é responsável por tirar todas nossas dúvidas a respeito de Deus!


"O conhecimento de Deus permite que nós vivamos a sua Paz."



E foi assim como Deus fez com Cornélio, Ele fez comigo. Havia sido uma semana difícil onde eu tinha passados muitos embates com a filha que eu amo mais que a mim mesma.  Já compartilhei com vocês como a Lorena é intensa! Carinhos e abraços apertados se misturam com as pirraças mais duradouras. Naquela semana nós não havíamos conseguido ter um almoço em paz. Até nossas orações se perdiam naquele tumulto.

E eu me perdia em minhas lágrimas. Sentia uma incompetência sem fim como mãe. Um peso enorme: "O que vai ser da Lorena se ela não respeita nem mesmo nossa autoridade? Eu não consigo discipliná-la de uma maneira eficaz... Tudo o que funciona com o Bernardo, nada dá certo com ela! E um medo sem fim invadia minha alma.. Um medo de viver novamente um passado em papéis invertidos.. Um medo do futuro.. Um medo de perder minha filha que eu amo tanto...



Mas como Deus enviou um anjo a Cornélio, Deus enviou uma amiga a mim. Eu brinco que ela é uma irmã, amiga e guerreira! Nossa função é levantar uma à outra quando alguma de nós está caída no campo de batalha. Ela veio para falar o que o Senhor sabia que faltava em meu coração. Cornélio amava. Eu também amava. Cornélio se dedicava, como eu também tenho me dedicado. Mas faltava algo. Para Cornélio e para mim. O conhecimento. Ela disse assim para mim:

"Você está carregando um peso que não é seu. O que a Lorena vai se tornar é um fardo que Jesus deverá carregar. Não você! Faça somente sua parte. Continue firme inculcando o saber de Deus em seu coraçãozinho e descanse naquele que a ama muito mais que você a ama!"

Ufa! Aquela fala da minha amada amiga, me encheu de entendimento. Foi o momento onde eu parei para olhar bem para dentro de mim mesma e para dentro da Palavra de Deus.
Como Cornélio, eu fui abençoada com uma maior proximidade com o Senhor.
Eu pude ver como eu, mesmo amando a Deus acima de todas as coisas, não havia entregado a Ele minhas inseguranças como mãe.
Deus me deu um novo olhar para a minha filha, e eu consegui vê-la ainda mais bela, pois todas as características de seu caráter que me amedrontavam, passaram a me causar admiração...
Deus a criou intensa, porque Ele precisa dela assim. Ele vai usá-la assim!
Eu percebi que inconscientemente eu tentava colocar a minha princesa em uma forma, um molde..
O meu molde com meus padrões, onde na verdade quem teria que moldá-la de alguma forma seria aquele que a criou! Aquele que conhece seu futuro. Aquele que guarda seus sonhos e que zela pela sua felicidade!


E a partir desse dia eu passei a viver uma vida mais leve com a minha Lolô. Eu conseguia segurá-la nos braços e rodar, rodar... Ver seu cabelo espalhado no ar e seu sorriso largo encher os meus olhos... Eu descansei no conhecimento do Senhor!

Cornélio amava a Deus, mas lhe faltava o conhecimento. Eu amo a Deus, mas a mim também faltava o conhecimento. Um vazio de duas pessoas. Um vazio de conhecimento, de descanso, de paz.
Eu não conheço sua história. Talvez você também viva um vazio. Talvez esse vazio tenha tirado seu descanso, roubado suas lágrimas, talvez você se sinta perdida como eu muitas vezes me sinto na educação dos meus filhos. Se eu pudesse a abraçaria nesse exato momento e diria olhando nos seus olhos: seu vazio pode ser preenchido. Mas o melhor de tudo é que isso não depende de nenhuma outra pessoa além de você mesma. As respostas certas sempre estarão no lugar certo, basta você buscá-las.


Com amor...

Janaina Abrão











2 comentários:

  1. Queria mesmo sentir seu abraço agora... Estou em lágrimas... Pois vivo algo semelhante com o meu amorzinho Davi... Ele tem um temperamento muito forte e me esforço muito para fazê-lo feliz... para educá-lo mas as vezes parece que nada dá certo... A insegurança sempre está a minha porta... E os questionamentos mil... será isso... será aquilo... Quando estava grávida pedia a Deus com toda a força do meu coração que o DAVI fosse um homem de Deus! Onde está a minha fé... minha confiança em DEUS... Tenho que respeitar sua personalidade, suas características, e se DEUS o criou assim ELE sabe o porquê... Quem sabe Deus quer moldar a Soraia ou o Wagner... Não sabemos os planos de DEUS só precisamos confiar... Partilho com você que vivo algo muito semelhante e que como é bom saber que não sou a única mãe a viver esse turbilhão de sentimentos. CONFIAR SEMPRE! Obrigada! Obrigada! Obrigada meu DEUS por usar de pessoas para preencher nossos corações! SORAIA mãe do DAVI!

    ResponderExcluir
  2. Querida Soraia,
    Você é uma excelente mãe e Davi sera sim um homem de Deus! Faça somente sua parte.. Ensine-o a amar a Deus sobre todas as coisas e descanse no Senhor Jesus, porque seu fardo é suave e seu jugo é leve! Te amo!

    ResponderExcluir

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.