Image Map

22 de junho de 2015

Ensinando a Obediência que vem do Coração


A madrugada invadiu meu quarto, bem como minha pequena pérola de cabelos castanhos e olhos profundos... Como ela pode ser tão linda e apaixonante assim? Com sua vozinha doce ela me pede para deitar em nossa cama... Não gostamos de manter esse costume, mas como eu posso resistir a esse pedido? Como eu posso dizer não a dormir abraçadinha com minha filha sentindo o delicioso perfume dos seus cabelos e sentindo a pele macia do seu rosto? Bem, parecia um sonho perfeito até que eu percebi que ela havia dormido com uma saia de tule por cima do pijama. O elástico estava apertado e eu precisava tirá-la para que não a incomodasse ou a machucasse durante o sono. Com cuidado para não despertar minha Bela Adormecida eu puxei a terrível saia vermelha de morango! Um grito, ou melhor "O" grito. Como uma pequena doce e linda princesa criada com todo o amor desse mundo consegue ser tão... tão... tão... agressiva? Uma pirraça. No meio da madrugada. Lorena chorava, gritava, esperneava e exigia a plenos pulmões o direito de dormir com a horrivelmente vermelha e apertada saia de morango. Quanto tempo durou? Nem sei... O relógio de madrugada parece andar mais devagar... Eu e o João estávamos meio tontos de sono e nossa preocupação naquele momento além de contornar a situação era a de poupar o sono do Bernardo, dos vizinhos e lógico a de voltar a dormir rsrsrs... A saia estava apertando sua cintura e a pirraça estava esmagando a minha paciência e massacrando meu descanso... 


Ufa.. Eu poderia trocar um zilhão de fraldas, acordar durante a noite por anos a fio ou até mesmo ir a Lua e voltar mil vezes pelos meus pequenos, mas nada, nada é tão difícil para mim do que lidar com a desobediência... Puxa! Eles vêm programados para desobedecer! Você pode chamar de rebeldia, travessura, nervosismo, personalidade forte ou qualquer outro adjetivo que descreva um grito, um tapa, um empurrão, uma resposta malcriada ou um desafio, mas o verdadeiro nome disso é: PECADO.
Sim, nossos pequenos anjinhos são nada mais, nada menos que pequenos pecadores, por isso é tão difícil fazê-los cumprir a desafiadora tarefa da obediência.




É claro que temos histórias de vida diferentes, mas se você carrega um pequeno pecador nos braços você deve já ter vivido uma situação "saia vermelha de morango" ou duas, ou três ou milhares em um dia só! Talvez as seguintes frases podem estar arquivadas no seu acervo disciplinar:

"Querido, se você fizer isso você vai ficar de castigo."
"Filhinho, se você se comportar bem você vai ganhar um presente."
"Meu amor, estou de mal de você porque você não obedeceu."
"As regras da nossa família são essas, essas e essas."
"Eu vou te dar umas boas palmadas."


Com a mistura perfeita de medo, culpa e trocas transformamos nossos pequenos pecadores em "moralmente adequados" grandes pecadores.  
A conformidade de comportamento sem uma mudança do que está no coração de nossos filhos produz uma obediência falsa, superficial e de curto prazo. 

A moralidade não é espelho do caráter. 
Basta dar uma olhadinha na situação política de nosso país... :(

Recentemente fui presenteada por uma grande amiga com o livro "Pais Fracos, Deus Forte" das autoras Elyse Fitzpatrick e Jessica Thompson, o melhor livro que já li sobre educação infantil. Um dos temas que ele aborda é a disciplina pela Graça. Estou encantada com o livro, com a forma que ele apresenta o Evangelho como o maior instrumento para conduzir o coração de nossos pequenos... 



Bem, dentro dessa proposta de ensiná-los a obediência que nasce do coração, nós começamos trabalhando a importância da obediência, porque obediência cega não parte do coração. Precisamos entender o porquê daquilo que nos é ensinado.
Veja bem, a obediência de nossos filhos à nossa autoridade como pais reflete a nossa própria obediência a Deus. 
Vamos pensar... Por que eu obedeço a Deus? 
Quem ama ao Senhor o obedece exatamente pelo fato de amá-lo e por confiar no seu controle.
Veja bem, eu não sei o que vou viver no futuro, mas eu sei que Deus sabe e, que se eu me mantiver em obediência, minhas chances de desfrutar da sua Paz são bem maiores do que se eu tentar resolver as coisas à minha maneira. Além disso, eu sozinha sou incapaz de cumprir perfeita obediência, portanto, eu preciso de um Salvador para trabalhar meu coração com sua santidade.

É nessa Verdade que começamos a ensinar ao Bernardo e à Lorena os pilares da obediência que nasce no coração:

- A vida é cheia de obstáculos, desafios e dificuldades.
- Deus e aqueles que Deus institui como autoridade em nossas vidas (pais) tem melhor conhecimento dessas dificuldades do que nós mesmos.
- Para obedecer é preciso confiar naquele que nos conduz.
- Somente com a ajuda de um Salvador nós conseguimos obedecer e produzir bons frutos através do moldar do nosso coração.



Nosso circuito da vidinha deles... Com muuuuuitas dificuldades... 
O grande vilão e apavorador do circuito... o cactus!


A explicação da dinâmica...


A Bíblia ensina que a obediência nos protege! 


Bons frutos somente nascem de um coração obediente!


Sozinhos não sabemos o que é melhor para nós, caímos e nos ferimos muito! Os olhos vendados representam nossa incapacidade de conhecer o trajeto que vamos trilhar... Assim como não sabemos o que vai acontecer amanhã!
(detalhe da foto: nossa gatinha Bombom que também é bem desobediente! rsrsrs)




O caminho em obediência é bem mais seguro 
(mesmo que você não se sinta tão seguro assim como o Bernardo! rsrsrsrs)



A recompensa da obediência é sempre boa! 
(E boa para que Clube do Latte entenda bem é igual a chocolate)

Na vida real essas mãozinhas não seguram tão forte assim em nossas mãos por todo o trajeto, nem as dificuldades e tentações da vida se resumem em brinquedos e cactus... Muito menos obediência que vem do coração é ensinada somente com uma dinâmica isolada. A obediência que vem do coração é fruto do Evangelho, do agir de um Salvador perfeito no decurso de nossas vidas...
Criar duas almas pode ser um tanto quanto cansativo e desafiador. Uns dias são mais simples, outros não... Mas da mesma forma que a Graça alcança os corações desobedientes ela também alcança os corações aflitos, perdidos e sonolentos das mamães que acordam no meio da noite confrontadas com uma nada silenciosa pirraça por causa de uma terrivelmente apertada e horrivelmente vermelha saia de tule de uma fantasia de morango.


Com amor, paciência e morangos...

Janaina Abrão






3 comentários:

  1. Vou comprar o livro....
    Nunca deixe de escrever, se conseguir tocar apenas 1 coração DEUS já ficará muito feliz!
    Suas palavras acalmam meu coração, pois vem de DEUS!
    Soraia, Mãe do DAVI!
    Aqui em casa tem sido assim " Se você não parar não vai jogar POU " rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Querida Soraia,
    Obrigada pelas palavras! Me alegra saber que consegui tocar seu coração.. Não pense nunca que é difícil demais ou que está sozinha.. Passamos todas as mesmas lutas e é pela Graça de Deus que somos vitoriosas! Você é uma linda! Com carinho...

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Janaína, difícil missão de conduzir nossos filhos a obediencia.

    ResponderExcluir

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.