Image Map

25 de fevereiro de 2015

Série Mãozinhas para Servir - 1


Dizem que os olhos são o espelho da alma. Eu concordo com isso. Gosto de olhar as pessoas nos olhos e invadir um pouco seus sentimentos. Eu consigo sentir bem o amor, a tristeza, o medo. Consigo quase segurar a insegurança e nem sempre me surpreende o desconcerto, a mentira e a inveja. 

"Gosto de pessoas que me olham nos olhos e amo pessoas que sorriem com eles!" 
(como o Bê e a Lolô)


Bem, mas se os olhos são o espelho da alma, as mãos são o espelho da vida! As mãos dizem tanto sobre o que as pessoas vivem! Eu me lembro demais das mãos da minha vozica... Suas mãos eram pequenas, as unhas curtinhas, os dedinhos grossos e rachados... Ah, mas como suas mãos me confortavam. Suas mãos conseguiam aliviar a dor do meu coração, elas preenchiam minha vida com amor e cuidado. Sinto não ter fotografado suas mãos.. Sinto falta de vê-las.. Elas vivem saudosas na minha memória, mas temo um dia esquecer sua anatomia! Seu toque não, esse não se apaga nunca mais! As mãos da minha vozica mostravam sua vida difícil, sua luta para criar seus filhos, seus dias infindáveis de trabalho pesado.. Ela precisou trabalhar lavando roupa para outras pessoas e o sabão e o esfregar desenharam profundamente suas pequenas e confortantes mãozinhas...

"Se você tem uma pessoa cujo toque das mãos te traga tanto conforto como as da minha avó, um conselho, fotografe suas mãos!"


E as mãos de Jesus? Me pego imaginando como seria a anatomia de suas mãos. Seu ofício era a carpintaria, imagino que suas mãos deveriam ser grossas e quem sabe até marcadas por cicatrizes no lidar com a serra e o martelo? Imagino suas mãos.. Talvez morenas? Dedos médios? Unhas curtas? Mãos feridas pelos cravos da cruz.. Eu posso imaginar a anatomia de suas mãos. Mas não consigo nem de longe sonhar com a textura e o seu toque. Só de falar meu coração enche de um júbilo misturado sei lá com uma sensação louca de choro e desfalecimento. :) Podem rir à vontade, mas não sei se meu corpo se sustentaria de pé ao ser tocada pelo meu Jesus. Minha avó sonhava em beijar seus pés (e acredito eu que ela já deva ter, por agora, realizado esse sonho!), já eu sonho em ver suas mãos. As mãos de Jesus!

Engraçado. Quantas coisas nós fazemos com nossas mãos! Sejam coisas boas ou ruins nossas mãos nos servem para muitos atos. Mas quando penso nas mãos de Jesus e quando passeio pelos Evangelhos existe algo que me chama a atenção. Todas as vezes em que lemos algo sobre Suas mãos elas simplesmente estão envolvidas em servir alguém, seja curando doenças, expelindo demônios, ressuscitando mortos, fazendo milagres.. Jesus não usava suas mãos para si mesmo.
 Jesus usava suas mãos para servir outras pessoas! 


Atualmente o que tenho mais visto em nossas crianças é uma tendência grande de receber. Vejo pelos meus filhos. Esperam tudo e mostram grande dificuldade em fazer simples e pequenos favores. Jesus nos ensinou a usar nossas mãos para servir. E com o intuito de ensiná-los essa Verdade tão necessária e tão preciosa em um mundo tão mais voltado ao receber do que ao dar, preparamos algumas atividades com os pequenos.. Programamos uma série de atividades e nessa semana executamos a primeira! :) Nossa série... "Minhas mãozinhas são para servir"



Separamos um cantinho de nossa cozinha onde temos uma mesinha que pintamos com aquela tinta preta que permite que você escreva de giz e uma parede de apoio para afixarmos as atividades para que eles fossem relembrando tudo que trabalhamos em seus coraçõezinhos nessa série! Além disso, montamos uma cesta "devocional" onde colocamos alguns materiais para que executassem as atividades, suas Bíblias, alguns livros cristãos e nossos "palitos da gratidão" clique aqui.


Escolhemos um livro do Max Lucado chamado "Uma mão lava a outra" que tem como mensagem principal exatamente o servir com as mãozinhas... É um livro de linguagem bem simples, na verdade mais para a idade da Lorena do que para a do Bernardo, mas sabem que os dois super que se envolveram com as brincadeiras com as mãozinhas e os dedinhos que o livro traz?!



Bem, contamos uma parte do livrinho (programamos lê-lo em partes conforme o desenvolvimento da série) e passamos à nossa primeira atividade:

O que fazemos de principal com nossas mãozinhas para servir outras pessoas?
Antes de mais nada o maior ato de serviço feito a alguém é entregar sua vida ao Senhor... 
Mas como?


Explicamos para eles como o Senhor nos ensinou a orar.

E a partir do modelo de Oração que Jesus nos deixou (Mateus 6:9-15) usamos suas mãozinhas para ensiná-los o conteúdo de nossas orações, ou seja: 
-Louvor ao Senhor;
-Arrependimento e confissão de nossos erros;
-Gratidão a Deus;
-Pedidos pelo nosso próximo;
-Pedidos que temos por nós mesmos.



Depois, usamos um papel colorido para desenhar suas mãozinhas em uma posição estratégica onde seus dedinhos quando abertos formavam um coração e frisamos que quando fechamos nossas mãozinhas para orar por alguém, depois que as abrimos elas ficam cheias do amor de Deus!


Em seguida eu já havia impresso os ensinamentos sobre o conteúdo da oração e colamos em cada dedinho de papel para que eles memorizassem!



Terminamos nossa atividade, é claro, orando uns pelos outros!

Jesus usou suas mãos para servir.
Minha oração é que meus e seus filhos também escolham fazer bom uso de suas mãos.
Que suas mãozinhas se tornem mãos confortantes e dignas de muitas e muitas fotografias 
na vida de outras pessoas!

Com amor...

Janaina Abrão


2 comentários:

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.