Image Map

11 de março de 2015

Algemas que não prendem

O despertador toca às 5:30h. Eu olho pelo vidro da varanda do meu quarto e vejo o céu ainda cinzento. Aquele resquício de noite sonhando em virar dia... Meu corpo pede pra dormir um pouco mais, 
mas no silêncio macio da minha cama eu penso: 
o Criador está esperando por mim! Eu posso me encontrar AGORA com o Dono do Universo! 
Ele está me esperando!! 
E somente agora, nesse horário Ele é só meu e eu sou só Dele. 



Me levanto em um pulo da cama! De ânimo? Claro que não!! Na verdade eu me levanto correndo porque tenho uma tática especial de colocar o despertador bem longe, para que eu tenha que me levantar da cama para desligá-lo e não acordar meu amor e meus filhotes.. Rsrsrs...



Primeira fase completa: estou de pé! Eu pego meu celular e desço passo a passo a escada.. Lá embaixo tudo já nos espera, minha Bíblia, "o meu caderno do coração"(outro dia falo com vocês o que é esse meu caderno), lápis de cor (amo coisinhas de papelaria) e café! Na ponta dos pés eu vou caminhando com cuidado e pedindo a Deus para não deixar as crianças acordarem e impedirem nosso encontro..
Eu carrego comigo uma mantinha quentinha (porque aqui por esses lados de manhã sempre tem uma brisa gostosa e geladinha) e vou para meu lugar especial... 




Um banco. Um banco na varanda. Ele presencia minhas lágrimas, testemunha minha voz horrível cantando para Deus, ouve meus pedidos repetidos e os novos, conhece a minha dor e a minha gratidão.. Ele participa do meu encontro com Deus. Esse banco de balanço foi um presente do João. Ele me deu para que passássemos nossos dias de velhinhos abraçados apreciando o céu, os pássaros e o verde, e papeando, como a gente ama fazer..
Que delícia de banco! Grandes planos temos para esse banquinho branco, mas até lá ele tem sido meu companheiro oficial de oração!




E talvez você se pergunte: por que assim tão cedo? Porque se você tem filhos pequenos sabe a loucura de uma casa quando eles estão a todo vapor! Mas também existe um outro motivo:

"As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã."
Lamentações 3:23

Bem, se elas se renovam a cada manhã eu preciso buscá-las!
E além disso em qual outro horário eu posso curtir esse céu perfeito pintado pelo meu Senhor especialmente para mim? :)




Bem, então nesse tempo meu e de Deus, tão juntos, eu peço não somente que Ele me ouça, mas especialmente que Ele fale comigo através de sua Palavra. E, a cada dia que eu leio a Bíblia eu aprendo algo novo sobre esse Deus tão bondoso e assim passo a amá-lo mais e mais!


Há alguns dias eu estava estudando o livro de Colossenses. Esse livro é o registro de uma carta do apóstolo Paulo à Igreja de Colossos. E como todo registro bíblico é inspirado pelo Espírito Santo, essa carta chega também a nós como uma imutável verdade divina! Colossenses é um livro pequeno, tem somente 4 capítulos, mas traz verdades preciosas! Paulo pretendia esclarecer a verdadeira fé cristã, pois a igreja de Colossos estava sofrendo influências de religiões gregas místicas e dos costumes judaicos. 
Mas, indo à questão central do meu pensamento, o que mais me chamou a atenção foi a forma com que Paulo fala aos fiéis de Colossos. Palavras repletas de amor e força. 
Vejam bem, Paulo estava preso em Roma. Perseguido por fazer a Obra de Cristo. 

Mas prestem atenção em como Paulo termina sua carta:

"A saudação é de próprio punho: Paulo. Lembrai-vos das minhas algemas. A Graça esteja convosco."
Cl 4:18


Simples assim. Ele termina a sua carta com a mais pura simplicidade. 
Como uma criança que desenha com capricho e assina o nome em sua obra.
No entanto, nessa simples despedida, Paulo eternizou em meu coração uma das maiores mensagens que o Senhor poderia me enviar!


Paulo escrevia de próprio punho. 
Paulo usava algemas. 


Em algumas traduções encontramos a palavra correntes. 
As correntes ou algemas eram os elos que prendiam o apóstolo Paulo no cárcere. Seu corpo estava privado da liberdade. Talvez ele sentisse fome, frio, dor. Talvez passasse um bom tempo sonhando com o lado de fora da prisão. Mas sua alma se alegrava nas promessas do seu Salvador! Ele sentia a importância que suas palavras tinham na vida da Igreja de Colossos, ele tinha o desejo vivo no seu coração de falar sobre a verdadeira vida Cristã. 
Paulo estava preso, mas sua alma estava livre para espalhar as boas novas do Evangelho de Cristo.
As algemas e correntes não o impediam de orar, nem de escrever. 
E foi exatamente isso o que ele fez. Talvez até tivesse dificuldades, mas sua realidade não o privou de realizar os planos que Deus tinha para sua vida.


A partir daí eu enxergava bem as minhas correntes. Deus me mostrava cada elo da minha história que tentava me desanimar de seguir em frente, de anunciar todas as bençãos que o Senhor tem feito na minha vida e pode fazer na vida de todo aquele que o buscar. Tudo aquilo que insiste em segurar minhas palavras, aquilo que quer me desanimar de acordar às 5:30h para passar um tempo com meu Deus. Aquilo que me condena pelas minhas imperfeições. As correntes da minha vida. 



Todos têm suas correntes. Talvez você se sinta incompleto, você busca esse Deus, mas ainda sente que Ele está tão longe... Talvez você tenha o desejo de conhecer de perto esse Deus que estou te dizendo, um Deus grandioso, bondoso, que transforma sua vida e, além de tudo que te conhece pelo nome e está pronto para ter um relacionamento verdadeiramente pessoal com você. Mas as correntes de sua vida te impedem... Família? Tradições? Religião? Vergonha? Medo? Talvez seu coração sinta a necessidade de se aproximar mais do Senhor, mas você está ressentida com Deus... Mágoa? Correntes. Talvez você se desviou do caminho certo e sente uma falta enorme da presença do Senhor em sua vida, mas se sente indigna de buscá-lo novamente... Correntes. Talvez você se decepcionou com alguma igreja e tenha se desanimado... Correntes. Muitas são as correntes que tentam nos afastar dos planos perfeitos que Deus tem para nossas vidas! 

Mas... Paulo termina assim: Graça esteja convosco.

A Graça do Senhor é capaz de fazer com que algemas não te prendam. 
Eu digo às minhas correntes: A Graça do meu Deus está comigo. Sim, as correntes ainda existem. Elas doem. Incomodam. 
Sim. Eu sou imperfeita, mas a Graça do meu Senhor me envolve completamente. E eu me assento bem aqui onde estou agora... E me sinto livre por esta Graça que me fortalece a cada tecla que meus dedos pressionam!

E eu escrevo hoje para ti, amada leitora, quaisquer que sejam suas correntes, que a Graça do Senhor esteja sobre sua vida e que você possa fazer como Paulo: ignorar as algemas e correntes, segurar a caneta de sua vida e sob essa infinita Graça, assinar sua história de próprio punho! 

Graça e Paz!

Janaina Abrão






















8 comentários:

  1. Que doçura nessas palavras ... Tantas são nossas correntes ... Que Deus na sua infinita sabedoria , me ajude a me livrar , às vezes me acho indigna , de pedir ajuda a Ele ...bjo no seu ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Alexsandra, Deus é tão bondoso que Ele vê muito além de nossos erros... Ele te ama e se alegrará muito se você pedir a ajuda Dele! Acredite! Bj no coração...

      Excluir
  2. Que bom começar minha manhã (que não foi tão cedo assim) com palavras de DEUS... Realmente para quem tem filho o início da manhã é um ótimo momento para o encontro com DEUS... Obrigada pela inspiração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário acabou ficando sem identificação, mas de qualquer forma me alegra saber que a idéia da manhã foi uma inspiração! Bj

      Excluir
  3. Jana como é bom poder ler cada mensagem deixada por você. Esta é simplesmente maravilhosa. Agradeço a Deus por ter colocado vcs em nossos caminhos.

    Paloma e MAria Vitória

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Paloma! Vc e Maria Vitória são também um presente para mim... Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Paloma! Vc e Maria Vitória são também um presente para mim... Bjsss

    ResponderExcluir
  6. É amiga guerreira, como é bom ser livre na alma, mesmo com tantas correntes que tentam nos impedir. Mas conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará! Cristo, somente Ele, nos liberta verdadeiramente de todas as nossas correntes. Ainda bem que nós o conhecemos, não é mesmo? Que este Deus da liberdade continue a inspirá-la com sábias reflexões através deste blog, para nos abençoar a cada nova postagem. Amo você!

    ResponderExcluir

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.