Image Map

23 de fevereiro de 2016

5 Passos Para Se Tornar uma Mãe Intencional


Ah, quanta saudade dessas páginas! Saudade de escrever, saudade de saber como Deus tem usado as postagens do blog na vida de cada uma das minhas leitoras... Digamos que andei dando algumas voltas no mundo real (não que o blog não seja especialmente real), mas sabe..
Deus tem um propósito e um tempo para cada fase de nossas vidas.. 

Mas hoje eu estou especialmente feliz de voltar a escrever, até mesmo porque nesse tempo de mundo real eu pude receber o carinho de muitas mamães e perceber que o blog tem aquecido alguns corações bem especiais! Queridas leitoras, o Doce Escolha está de volta! E quer saber, bem mais doce e com as melhores escolhas!

 E para abrir a volta do Doce Escolha escolhi dividir com vocês algo que Deus tem moldado progressivamente em minha vida de mãe...

UM PARÁGRAFO CHAMADO "UMA MÃE INTENCIONAL"

São 7:00 da manhã e meu corpo parece pesar uma tonelada, eu viro de um lado para o outro buscando em mais cinco minutos um descanso que não encontrei em seis horas. Isso mesmo, fui dormir 1:00h fazendo alguma coisa como checar redes sociais ou assistir aquele episódio daquela temporada daquela série. “Devia ter ido dormir mais cedo” é a única frase que passa em minha mente. Minha busca dura pouco até ouvir o som de pezinhos pequenos cruzando a casa. Eu gostaria de não pensar isso, mas faço uma oração silenciosa “meu Deus não deixe que eles já tenham acordado”... Tarde demais! “Mamãe!” … A palavra mais linda que já ouvi, dos lábios mais macios que já toquei.. Mas a palavra não vem sozinha... “Acorda!” “Acorda mamãe!” Como assim acorda? 
Eu estou morrendo de sono! 
O compromisso não tem botão de desliga ou de soneca como o celular ou o despertador. O compromisso coloca o corpo de pé. O cabelo a 10 metros de altura e a olheira a 10 metros de profundidade. Quanto cabelo e quanta olheira.. Eu me olho no espelho e fico tentando lembrar quando foi que eu fui ficando tão feia assim de manhã.. “O João deve me amar muito mesmo..” De pijamas e chinelo desço as escadas rumo à cozinha. “Um café deve ajudar! Cafeína por favor!” E aí começa tudo de novo.. Prepara café da manhã, “Não tem carne e sabão em pó” .. “Ok eu trago na hora do almoço”, inglês, balé, natação, banho, uniforme, merenda, trabalho, “preciso arrumar um horário para malhar”, trabalho, trabalho, trabalho, escola, “Tem tarefa hoje, meninos? Ah tem?! Que jóia...” (em pensamento: “logo hoje ufff...”). Jantar, hora de dormir, escova os dentes, banho e no fim das contas sabe aquela sensação de “eu não produzi nada”... Ou então aquela situação “esqueci de preparar uma surpresa para meu aniversário de casamento”, “ih o aniversário da minha melhor amiga foi ontem”... A vida vai andando como um trem desgovernado percorrendo longas distâncias, porém deixando para trás as paisagens mais lindas do planeta.. 
Essa era minha vida.


Ainda bem que Deus não é como eu, Ele coloca pontos finais nos parágrafos da minha história. Ele escreve capítulos e mais capítulos no livro da minha vida...
E se você se identifica com qualquer parte do parágrafo acima eu te convido a ler os próximos.

 Bem, Deus colocou um ponto final na correria, na exaustão, naquela triste sensação de quem fez tudo, mas não fez nada! E Ele deu início a um parágrafo inédito o qual prefiro chamar de “Mãe Intencional”. Isso mesmo. E esse novo parágrafo, digamos assim, dividiu a minha história. 
Mas o que seria isso? 
Veja bem, uma mãe intencional é aquela que sabe onde quer chegar, traça planos para chegar, sacrifica o necessário e se alegra com cada uma das vitórias. Bem assim...
Uma mãe intencional não vai simplesmente vivendo um dia após o outro, ela vive intensamente cada momento, vê a importância e o propósito de cada segundo.

Mas, como todo belo texto na língua portuguesa, esse parágrafo existe mediante um estrutura digamos assim, bem harmônica de sentenças e palavras, mais especificamente, se tornar uma mãe intencional requer alguns passos essenciais e são eles que vamos conhecer.

PASSO 1 - ORE



Se tornar uma mãe intencional é um processo que nasce no coração, e a única pessoa capaz de transformar o coração de uma mãe se chama Espírito Santo. Essa obra é sobrenatural e começa quando em oração nós convidamos Jesus para ser Senhor e Salvador de nossas vidas.
O Espírito Santo é capaz de nos guiar nessa caminhada, dando-nos direcionamento através do conhecimento da vontade de Deus para nossas vidas e para a vida dos nossos filhos.
A oração é o caminho da Salvação, da transformação, do fortalecimento e da paz que precisamos nessa nossa vida de mãe. Ore. Ore sem cessar! A oração é o passo que acompanha todos os demais passos, sempre! Convide o Senhor para se fazer presente em sua vida, em seu processo de se tornar uma mãe intencional e na vida dos seus pequenos...
Deus sempre ouve nossas orações. Tenha certeza disso.

PASSO 2- ESTABELEÇA SEU ALVO

Já observaram como a maioria das grandes empresas tem uma missão bem definida? Parece estranho, mas confesso que escrevi minha missão de vida. Isso mesmo. Essa missão que coloquei em palavras é um lembrete quando meu coração insiste em perder o foco, além disso ela serve como base para todas as minhas decisões diárias.



Em uma próxima postagem prometo mostrar um passo a passo para que você monte a sua "missão de vida, ok?!

PASSO 3- ESTABELEÇA SEUS LIMITES



Existe uma frase que uma vez li que marcou muito minha vida e a cada dia me lembro dela nessa jornada de ser intencional e ela diz bem assim:

"Para cada SIM eu preciso dizer vários NÃOS."

Eis aí a parte mais difícil pra mim. Sou uma pessoa com muuuuita dificuldade de dizer não. Quero sempre poder dizer SIM a todas as pessoas que precisam de mim... Mas o NÃO existe para ser usado!  E para ser usado com o mesmo amor do SIM!
Os NÃOS são necessários para que o SIM focado, escolhido, sonhado e lutado exista! Tenho uma amiga muito especial que me ajuda nessa tarefa (e ela é ótima para dizer não! Uma verdadeira inspiração!) e ela me diz que o NÃO é ruim no momento de se dizer, mas libertador depois de dito. Verdade! A liberdade para fazer o que realmente é o seu foco somente existe se você souber dizer NÃO para aquilo que  talvez seja o foco de outra pessoa e não o seu.
Muitos me perguntam porque não atendo em consultório. Esse é um dos meus nãos, um limite bem estabelecido para que eu possa ter tempo de qualidade com aqueles que são a prioridade na minha missão de vida! E já disse muitos outros NÃOS.. Não à perda de tempo com novelas, não às conversas que não edificam, não a tudo que consome meu tempo e que está fora da minha missão de vida. NÃO!NÃO!NÃO!
Aprender a dizer não com amor! Esse passo é meu maior desafio!

PASSO 4 - PLANEJE



"Aquele que falha em planejar, planeja falhar."
Organizar suas tarefas diárias conforme suas prioridades é uma mordomia com o tempo que Deus te concedeu. Saber usar o tempo é uma dádiva! Aprendi a me planejar diariamente. Acordo bem cedo e logo após meu tempo com Deus, anoto as tarefas que preciso realizar, as de médio e curto prazo. Fazer isso todos os dias é difícil a princípio, mas depois se torna um hábito.
De manhã tenho aprendido a olhar a geladeira, separar as atribuições que vem na agenda da escola dos meninos, conferir meus compromissos de trabalho e checar datas importantes. Para isso uso um planner (uma espécie de agenda) onde eu anoto todas as coisas, todas mesmo... Desde os nomes das pessoas que me pedem oração até os aniversários dos meus amigos, plantões, reuniões, tudo, tudo!
Eu sou meio louca por listas e amo anotar as coisas, bordar, colar adesivos.. Rsrsrs... O importante não é a forma, mas o hábito de se planejar conforme suas prioridades.

PASSO 5 - AJA!



Esse é o passo onde as coisas realmente acontecem.
Tomar atitudes, sair da zona de conforto, fazer com o que é um plano se torne realidade.
Se você sonha com uma vida diferente, com dias diferentes, com filhos que tenham atitudes diferentes, você precisa ter coragem de ser diferente.
Não se preocupe com as pessoas que questionam suas escolhas, você já colocou nas mãos de Deus o direcionamento da sua vida, orou e conversou com Ele, estabeleceu suas metas e os limites para cumprí-las, você tem tudo planejado... Agora aja!
Agir requer sacrifício, dedicação, esforço do tipo "no pain, no gain" ou seja "sem dor não há vitória".

Ser uma mãe intencional é escolher construir algo especial, algo que o tempo não apaga, que a traça e a ferrugem não corroem... Ser uma mãe intencional é marcar a vida de seus filhos com o amor que vem dos céus.. Usar a sabedoria para que cada dia seu com eles seja carregado de propósitos que vão muito além de simplesmente criar filhos..




Bem, acho que excedi nos parágrafos... Mas quer saber, eu sonho com mais e mais parágrafos.
Sonho que cada uma de vocês possa permitir que Deus escreva o seu parágrafo "mãe intencional" e que cada um dos seus dias seja cheio de orações respondidas, propósitos bem definidos, nãos carregados de amor, planos bem traçados e atitudes bem consolidadas!

E vejam, contem sempre comigo na torcida por cada uma de vocês!

Com todo meu amor intencional...

Janaina Abrão











3 comentários:

  1. Mais uma vez podemos contar com suas palavras tão certas e cheias de verdade. ...amooooo seus post....enchem meu coração de alegria! Te amo muito Jana....bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo e importante! Como isso foi importante para mim hoje! Obrigada por esse blog lindo!

    ResponderExcluir
  3. Que lindas palavras...apaixonada pela doce escolha ❤❤❤

    ResponderExcluir

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.