Image Map

6 de dezembro de 2013

Tempestades da Vida - Parte 2 "Bonanças"


No dia 18 de maio desse ano perdi minha doce "vozica", minha Lóide como contei pra vocês no post "Um pouquinho de História". Ela adoeceu em março, teve uma embolia pulmonar e ficou uns dias hospitalizada. Eu estava com uma viagem agendada para descansar um pouco com o João e com os meninos, mas optei por ficar com ela aqui mesmo. Fiquei no hospital e foi um tempo precioso. Mesmo com toda falta de ar e toda dificuldade para se movimentar , levei uns DVDs cristãos que assistimos juntas, oramos e louvamos a Deus... No último dia de hospital, minha vozica  me chamou bem pertinho dela e me disse assim: "Jana, você sabe que eu te amo, né?" "Sei vozica, eu também amo a senhora, muito! E sei que sou a neta preferida!" Rsrsrs (ela até admitia isso, mas não na frente de ninguém!) "Não Jana, você não entendeu, eu te amo muito mesmo e o amor, minha filha, ah, o amor é para sempre!" Depois de quase 2 meses eu estava de plantão era um sábado de manhã bem cedo e recebi uma ligação da Mila, chorando tanto que quase não entendi "Jana, a vó morreu." Meu mundo caiu. Meu doce e confortável mundo desabou. "Não!" "Vó eu ainda tinha tantas coisas pra te dizer, tantas coisas pra aprender contigo eu nem cheguei a te contar que o Bê sonhou com Jesus." "Eu ainda quero ouvir a senhora cantar "Hoje é o seu aniversário que essa data se repita muitos anos que Cristo seja sempre seu amigo nas horas de tristeza e alegria..." Mas ela se foi.
Dormindo ela partiu. Lágrimas...  
Ela se foi, mas o amor não, afinal o amor é para sempre!
Lágrimas... Tempestades.. Duras tempestades...


Sabe fim de ano, andar em shopping cheio comprando presentinhos de Natal coisas desse tipo? Então, sabe quando a gente fica cansado e assenta nos corredores esperando o outro resolver mais uma coisinha? Então.. Gosto de observar as pessoas. Olho para as pessoas passando e fico imaginando como elas são: "Aquele ali deve ser tão engraçado, deve ser bom ser amigo dele." Gosto de observar como as pessoas andam, como falam ao telefone, como olham para os outros e para as vitrines. Fico olhando e tentando imaginar assim pelas expressões delas o que já viveram, como são, se sofrem ou não...
Na verdade, a gente nunca sabe a história de vida das pessoas. 
Você compra em uma loja, alguém te ajuda a carregar as mercadorias, te atende na padaria, anota a placa do seu carro no estacionamento, e, veja bem, nós não sabemos nada sobre a história de vida uns dos outros...
A gente não sabe realmente quais são seus valores, seus sonhos, suas dúvidas, o que já viveram, se já se decepcionaram, se perderam alguém que amavam, enfim. 
Eu não sei o que você já passou. Não, não sei. 
Mas Jesus sabe. Ele conhece você por inteiro, afinal, quem conhece mais sua obra de arte do que o próprio artista que a pintou? E mais, tenho que te dizer que Ele deixou escrito para você palavras de orientação e conforto sobre exatamente cada tempestade que desabasse sobre sua vida. 
E mais! Tenho que te dizer que Ele está sempre com você, mesmo quando você pensa o contrário.



"Mas olha a injustiça que estão me fazendo!" -  Problemas de Relacionamento




Família, cônjuge, namorado, amigos, patrão, funcionário, filhos. Pessoas importantes para nós seja por amarmos ou por dependermos delas e... Brigas, discussões, mágoas que se acumulam mais e mais em nossos corações e tomam conta não só dos nossos pensamentos, mas também transformam nossa forma de ver o mundo.
Um peso só.
 "Mas veja bem, escute meu lado, veja se não tenho razão."
Falamos essas palavras e nos dedicamos a apresentar nossa versão esperando a aprovação das pessoas... 
 E a aprovação de Deus? 
Você já parou para pensar: "o que Deus teria para me dizer a respeito disso?" 
Você já teve vontade de enviar um email pra Deus? Ou um SMS pelo menos? Rsrsrs..
Bem, na verdade Ele já deixou escrito:

"Não pagando mal por mal ou injúria por injúria: antes mesmo pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, afim de receberdes benção por herança."
1Pedro3:9 

Em primeiro lugar o relacionamento mais importante que temos e dos quais todos os demais dependem é 
O NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS.
Deus age em nossos relacionamentos pessoais quando os colocamos ao seu dispor, quando permitimos que a Sua vontade e seus planos sejam realizados em nossas vidas.

Bem, então quer dizer que Deus me pede para perdoar, para não me vingar, para orar e bendizer quem tanto tem me feito sofrer e ainda me promete bençãos se eu agir assim? Isso mesmo. 
Mas cadê a justiça de Deus? Ele não é um Deus justo? Tudo o que está acontecendo comigo vai ficar por isso mesmo? Sim. Deus é um Deus justo e é por isso mesmo que Ele resguarda para si  o "acertar de contas". Ajoelhe-se, com dificuldade, mas ajoelhe-se e ore por quem tem te feito sofrer. Diga pra Deus o quanto é difícil pra você orar por essa pessoa e peça que Ele derrame perdão em seu coração. Não peça vingança, mas peça que o Senhor perdoe essa pessoa. Peça que Ele possa derramar seu amor sobre a vida dela e entregue todos os seus cuidados a Ele. Experimente!
Paz. É isso que você vai desfrutar quando confiar que Deus vai resolver seus problemas.

"E o médico me disso: é uma doença grave..." - Problemas de saúde




Só sabemos o quanto a saúde é importante quando somos surpreendidos pela falta dela. A tempestade da enfermidade não traz somente a dor física, mas traz também a insegurança, o medo, a ansiedade. E quando essa tempestade assola quem amamos acredito é ainda pior!
 Mas, quando passamos por isso o Senhor sussura em nossos ouvidos:

"Então ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza... Porque quando sou fraco, então, é que sou forte."

2 Corintios 12:9,10

Jesus curou muitos e muitos enfermos, Ele ressuscitou mortos! Quer mais do que isso? Seu poder é capaz de curar qualquer enfermidade. Mas aí você se pergunta: "Eu tenho tanta fé, orei tantas vezes para que o Senhor me curasse e ainda não fui curado." Mas, se você observar todas as curas que Jesus realizou nos Evangelhos, você vai perceber que Ele sempre deu mais valor à cura espiritual do que à cura física. (Lembra quando Ele diz ao paralítico "Os seus pecados estão perdoados" ?)
 Deus usa as tempestades de nossa vida também para moldar nosso caráter. Para mudar nosso destino!
Então, como diz o apóstolo Paulo no versículo acima o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza.
Ore, ore pela cura que você deseja, mas ore e examine seu coração, Deus pode sempre estar querendo te ensinar algo, Ele fala mansamente aos nossos corações especialmente quando lutamos pela saúde!


"Como vou conseguir pagar tantas dívidas?" -  Finanças

Aprendi que tudo o que eu tenho vem de Deus. Todo o fruto do meu trabalho e do João vem das mãos do Senhor. Foi Ele quem nos abençoou com nosso trabalho e Ele quem provê nosso sustento. 
Sou grata a Ele por isso!
Na verdade, sou de uma família muito simples e meu pai pagou por meus estudos com grande dificuldade, com muitas e muitas viagens.. Sabe, eu sei bem o que é passar por dificuldades...
Mas a Palavra de Deus me ensinou que as riquezas celestiais tem muito mais valor aos olhos de Deus do que as riquezas materiais, e é por isso que dedico toda minha vida a Ele, inclusive o meu trabalho! O Senhor nos encoraja a sermos bons "mordomos" de nosso dinheiro, a sabermos empregá-lo conforme os princípios bíblicos e assim promete cuidar de TODAS  as nossas necessidades materiais.

"Buscai, pois em primeiro lugar o seu Reino e sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas."
Mateus 6:33



"E agora? Como vou viver sem você?" - A Morte

Perder alguém que amamos é uma das piores tempestades. Eu nunca havia perdido alguém que eu amasse tanto quanto a minha vozica. Mas, sabe, eu aprendi que a gente tem sempre dois caminhos.. Você pode escolher se revoltar contra Deus, julgá-lo e questioná-lo ou você pode ser grato pelo tempo que Ele permitiu que você vivesse com aquela pessoa. 
Afinal de contas, Ele é o criador. Ele dá e tira. 

"Mas e a minha dor? Deus não se importa?" Sim. Ele se importa muito com você. O Senhor promete caminhar contigo pelo vale da sombra da Morte (Salmo 23) e estar ao seu lado sempre. 
Existem perguntas nossas para as quais Deus ainda não oferece respostas, mas ainda assim Ele ainda promete segurar suas lágrimas. 
Ele tem tudo nas mãos, inclusive as suas perguntas..
 E mais que isso, Ele promete que um dia, para aqueles que crêem no seu nome, a morte não existirá mais...
"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram."
Apocalipse 21:4
Portanto, eu te digo, quando a tempestade te envolver por todos os lados, nuvens, raios e ventos te ameaçarem, olhe para cima, confia no Senhor! Você com certeza vai se surpreender quando perceber que pode enxergar um belo arco-íris em meio à tempestade de sua vida!


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e, achareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
Mt 11:28-30
 Com amor...

Janaina Abrão





4 comentários:

  1. Como sempre MARAVILHOSAS palavras, vc com certeza é uma pessoa muito abençoada e iluminada por Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Magda! Muito feliz com sua visita ao blog! Que o Senhor abençoe sua família linda!!! Bjsss

      Excluir
  2. Belo blog.Belíssimas palavras. Sei o que é ser redimido. Hoje sou, tive um encontro real com Jesus. obrigado pela oportunidade que me ofereceu a meditar. Bençãos do Eterno irmã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mauro... Grande benção e ser redimido pela Cruz! Somente Jesus pode nos oferecer a paz que excede todo o entendimento! E sabe mais? Deus é especialista em usar nossos sofrimentos para abençoar a vida de outras pessoas... Fico feliz da meditação ter alegrado seu coração! Um grande abraço e volte sempre!

      Excluir

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.