Image Map

7 de novembro de 2014

31 de Outubro é dia de Peregrinar!



 O ano, 1675. O país, Inglaterra. Em uma cela escura e vazia um homem deitava sob um colchão surrado. Talvez ele ouvisse o barulho dos grilos que anunciavam a liberdade do lado de fora daquela prisão em Bedford, talvez ele sentisse fome, frio ou o incômodo de estar tanto tempo sem se limpar. Talvez ele se sentisse fraco. Mas sua mente resistia às intempéries de suas circunstâncias. Seus pensamentos se elevavam aos mais altos propósitos e impregnado pelo conhecimento das Santas Escrituras, John Bunyan, um pastor batista preso por pregar o Evangelho segura com dificuldade uma pena e um pedaço de papel. À fraca luz de uma vela ele inicia...

"Enquanto eu dormia, tive um sonho. E olhando, vi um homem vestido com trapos imundos, de pé em certo lugar, e o seu rosto estava voltado em direção à sua casa; ele tinha um livro em suas mãos e um grande fardo estava preso às suas costas. Eu olhei e o vi abrindo o livro, e lendo o que estava escrito nele. Ele começou a chorar e a tremer, e não foi capaz de se conter por muito tempo, iniciando um grande clamor, e dizendo: O que devo fazer?"



Assim começa a história de Cristão e sua jornada rumo à Cidade Celestial. "O Peregrino" foi publicado em 1678 e desde então ocupa o segundo lugar de reprodução e distribuição literária em todo o mundo, perdendo somente para a Bíblia! Este clássico mostra as dificuldades daquele que decide seguir o caminho estreito, buscar a Salvação e servir o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Jesus.

E como um presente de Deus "O Peregrino" foi o livro tema do Projeto de Literatura na escola do Bernardo esse ano. O trabalho se desenvolveu em várias perspectivas e a leitura foi adaptada e discorrida aos alunos através de encenações e dinâmicas que os permitiram  sentir e vivenciar a aventura do personagem Cristão. Houve a participação especial de familiares e amigos que se envolveram nessa dificultosa, mas maravilhosa jornada! Bem, e nesse contexto, adivinhem quem foi que viveu o personagem principal e se tornou um verdadeiro pop star para as crianças? O João. Ele mesmo. O Cristão!

O trabalho do Peregrino rendeu muitos frutos de sabedoria ao Bê e como nós gostamos sempre de oferecer uma atividade de valor a ele e seus amiguinhos no dia 31 de Outubro, que tal fecharmos o projeto revivendo os passos do Cristão em um ambiente, digamos assim, preparado por Deus e praticamente idêntico ao descrito no livro?? Então vamos lá pequenos peregrinos, vamos caminhar juntos rumo à Cidade Celestial!


A PROPOSTA

Nossa idéia é estimular nos pequenos, não somente no dia 31 de Outubro, mas especialmente nesse dia, o espírito de doação. Solicitamos que as crianças trouxessem uma lata de leite em pó cada uma delas para que doássemos a uma creche. Combinamos com uma van (a Lorena chama de vanda! rsrsrs...) que buscasse as crianças na escola e as levassem à Chácara Morada do Sol (que pertence a um casal cristão, Dona Cidinha e Sr. José Rezende que têm uma família muito querida nossa e que digamos assim, caminham junto com a gente rumo à Cidade Celestial). A Chácara é linda (a tia Cidinha diz que é terra que mana leite e mel, e é mesmo!) e ela tem uma área florestal com trilhas e caminhos, paisagens e pontes.. Indescritível! E foi lá onde nossos pequenos peregrinos realizaram a caminhada! 
Como preparativos nós providenciamos cartazes para distribuir durante o percurso que descreviam o que o Cristão encontrava em cada parte do caminho (confesso que gostaria de ter espalhado os próprios personagens, mas pela falta de "recursos humanos" foram os cartazes mesmo...). Tivemos que escolher alguns pontos principais do livro, pois não teríamos tempo nem espaço para trabalharmos toda a obra...
Preparamos também um delicioso banquete para servir na Cidade Celestial em forma de um divertido piquenique (as crianças amam piquenique!).
E... Oramos muito! Para que a atividade fosse uma benção para o Bernardo, Lorena e seus amiguinhos e também para que não chovesse!!! :)


O FARDO DO CRISTÃO E O EVANGELISTA

O Cristão começa lendo um livro, ele se interessa muito por esse livro e ao lê-lo, descobre que carrega um grande fardo e que se não se livrar deste fardo estará condenado. O Cristão se dá conta então que vive na Cidade da Destruição, onde seu aparente conforto, seus bens e sua segurança familiar são simplesmente nada se ele não se livrar daquele fardo. E nesse dilema o Cristão conhece o Evangelista que o entrega um rolo de pergaminho e o indica o caminho em que ele poderá se livrar daquele fardo tão pesado. O rolo dizia:

"Fuja da ira vindoura." 

E é nesse objetivo que ele começa sua caminhada!



Distribuímos papéis e canetas para que as crianças pudessem registrar tudo aquilo que elas fazem de errado, aquilo que não agrada a Deus. Desobediência, palavrões, mentiras e brigas foram despejadas em seus fardos para que, como pequenos cristãozinhos, eles começassem a caminhar. Primeiro encontro: o Evangelista elas conversaram com ele e seguiram o caminho indicado, fugindo da ira vindoura!

O OBSTINADO E O VACILANTE

"Assim fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois, o que se vê é passageiro, mas o que não se vê é eterno."
2 Co 4:18


Logo no início do caminho os pequenos peregrinos encontram dois amigos, seus nomes: obstinado e vacilante. Obstinado não aceita a decisão de Cristão de seguir esse caminho e abandonar a vida que levava. Ele tenta o convencer a voltar para os prazeres e para a falsa segurança que ele desfrutava na Cidade da Destruição. Mas Cristão argumenta que o que ele busca é muito melhor e é uma herança que jamais perde seu valor e ainda o convida para seguirem juntos, pois onde tem para ele, tem para todos que buscarem. Vacilante se envolve nas palavras de Cristão e se alegra com elas e para a tristeza de Obstinado ele decide seguir com Cristão pelo caminho.


O PÂNTANO DA DESCONFIANÇA

"As (sementes) que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não tem raiz."
Lucas 8:13


Os cristãozinhos seguem conversando com seu amigo Vacilante que se alegrava e se empolgava com as promessas que haviam naquele livro, mas bem um pouco mais à frente (embaixo daquela ponte) havia um pântano, o "Pântano da Desconfiança" onde o Cristão e Vacilante despencam. Já nessa primeira dificuldade Vacilante desiste do caminho. Sai com dificuldade do pântano e diz: se esta é a felicidade da qual está me falando, imagina o restante dessa caminhada! Cristão também tem dificuldades para sair desse pântano, onde a dúvida e os questionamentos tentam atolar sua fé. Um amigo chamado Auxílio segura sua mão e o ajuda a vencer aquela primeira luta no caminho rumo à Cidade Celestial!

O SÁBIO SEGUNDO O MUNDO

"Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar os que crêem por meio da loucura da pregação."
1 Co 1:21


O fardo pesava sobre os pequenos peregrinos e, logo após saírem do Pântano da Desconfiança eles se deparam com um personagem muito peculiar na beira do caminho. (Na minha opinião esse é um dos tipinhos mais comuns na minha própria caminhada!) Seu nome era "Sábio segundo o Mundo" e ele era um homem de boa aparência, estudado e de fala convincente. O Sr. Sábio Segundo o Mundo chega a convencer os pequenos cristãozinhos que para se verem livres daquele fardo eles não precisavam ir por um caminho tão difícil, mas que eles poderiam seguir por um caminho mais fácil que levava a uma cidade chamada Moralidade onde vivia um cavalheiro chamado Legalista que ia tranquilizá-los e aliviá-los daquele fardo. Ou seja, bastaria ser politicamente correto! Se a lei permite, não há porque considerar errado! E o Cristão cai em sua armadilha, ele sobe no monte das dificuldades e sente cada vez seu fardo mais pesado. Mas o sábio Evangelista o encontra novamente e com sabedoria o instrui a voltar para o caminho certo. Ufa!

A PORTA ESTREITA

"Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e são muitos os que entram por ela)."
Mateus 7:13


Mais à frente nossos cristãozinhos finalmente encontram a Porta Estreita que levava ao Caminho Estreito, aquele indicado pelo Evangelista e acima dessa porta estava escrito:

"e àquele que bate, a porta será aberta."

E um por vez pôde bater, a porta se abrir e os permitir alcançar o Caminho Estreito!

SALVAÇÃO

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 3:16


 

Finalmente esses pequenos e fiéis peregrinos chegaram ao ponto de se livrarem de seus fardos! Aos pés da cruz, onde Jesus derramou seu sangue para nos limpar e nos reconciliar com Deus! Para permitir que desta forma pudéssemos desfrutar da sua presença por toda a eternidade...
É muito poder né, Lolô? (Olha a carinha dela de surpresa ao ver a cruz!)


Bem, agora, livres dos fardos é que nossa caminhada realmente começa!


Os pequenos peregrinos seguiram em frente e enfrentaram muitas batalhas nesse caminho...

Caminharam pelo Vale da Sombra da Morte...


Lutaram bravamente contra o terrível acusador e inimigo de suas almas: Apoliom...


Tentaram um caminho menos pedregoso e mais largo e acabaram passando um tempo no calabouço do Gigante Desespero...



Mas também desfrutaram de um passeio nas Montanhas Deleitáveis onde não sentiam fome, nem sede porque o Senhor daquelas terras os conduzia aos mananciais das águas (Is 49:10), caminharam pelos jardins do Rei onde repousaram por pastos verdejantes (Sl 23)...



Ainda encontraram muitos outros personagens, alguns os consideravam loucos, como o triste Ateu, enquanto outros os consideravam bobos, como o Ignorância, que havia atravessado o caminho sem ter passado pela porta e achava que também chegaria à Cidade Celestial, afinal todos os seus antepassados  tinham feito daquela forma (mas acabou sendo condenado)...

Até que enfim...

A CIDADE CELESTIAL

"Abri vós as portas, para que entre a nação justa, que guarda a fidelidade."
Is 26:2



E, vejam bem...

"Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor, teu Deus. Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa."
Deuteronômio 18:14 

Ou seja a Bíblia diz que Deus abomina aqueles que banalizam a morte (passam seus filhos pelo fogo), aqueles que adivinham o futuro (adivinhadores), os que se envolvem em bruxarias (encantadores e magos) e aqueles que conversam com os mortos. Esses estão fora do Reino de Deus, da Cidade Celestial. Se é assim, por qual motivo eu incentivaria meus preciosos filhos a se fantasiarem de bruxas, magos, morte, vampiros, diabo, a carregarem bolas de cristal e a se pintarem como seres das trevas? Para estarem como abominações ëngraçadinhas" aos olhos de Deus? Qual graça há nisso?? Só porque todos fazem é divertido?

Eu digo não ao Halloween.

Os meus filhos caminham rumo à Cidade Celestial e eu e o João seremos o Evangelista, o Auxílio, o Fiel, o Esperança e tantos outros que seguram suas pequenas mãos e lhe mostram aquele brilho lá longe, aquele brilho que seus olhos podem não ver, mas não tem problema,
afinal o justo caminha por fé e não por vista!



Eu oro para que você também tenha coragem de dizer não a essa festa.
Encha a vida de seus filhos da diversão que é pura, que agrada ao Senhor, que preserva suas almas e os prepara para entrarem como peregrinos fiéis na Cidade Celestial...
E assim foi nosso dia 31 de Outubro.. Dia de Peregrinar!

Com carinho...

Janaina e João

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário...

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.