Image Map

25 de novembro de 2014

Abrindo as portas para a Gratidão



Foram 3 meses assim. Eles acordavam, olhavam pelas pequenas janelas daquele grande navio e só conseguiam enxergar água. Água por todos os lados... Ora elas se aproximavam em grandes ondas, ora beijavam tranquilas o horizonte ao longe. Mas eram sempre as mesmas... Águas. Já o navio era muito mais que um simples navio. Entrar no Mayflower era chegar próximo do sonho de poder adorar o Deus vivo e verdadeiro. Adorar com liberdade, alegria, sem aquele medo de morte iminente, de perseguição.. Mas a morte ainda assim alcançou muitos deles, o escorbuto consumiu em hemorragias a esperança da terra firme. Terra livre! Acredito que muitos peregrinos (como eram conhecidos) devem ter se arrependido e sonharam em voltar para a Inglaterra, outros provavelmente questionaram sua fé e muitos outros sentiam-se firmes em preferir o escorbuto à adoração fria e fingida. Mas o fato é que somente metade dos cristãos da tripulação do Mayflower pôde ver aquela terra. Era um inverno rigoroso de 1620 quando tudo isso aconteceu. Eles foram recebidos por indígenas e aprenderam com alegria a cultivar os frutos próprios daquele clima, daquele solo americano. Em 1621, a primeira colheita: milho, feijão, abóbora e o sabor de adorar deliberadamente Aquele que nunca os abandonou. Aquele que, com suas mãos, segurou o Mayflower em meio às tormentas, Aquele que os aqueceu no inverno e Aquele mesmo que abençoava aquele chão que frutificava em abundância. Aquele que é eterno e que da forma que cuidou dos tripulantes do Mayflower, cuida de você! O Senhor Jesus! E assim foi o primeiro Thanksgiving! Uma das comemorações mais bonitas do povo americano e que o Clube do Latte resolveu importar! 



Bem, nada mais justo do que ser grato e ensinar aos nossos filhos a serem gratos por tudo que Deus tem feito em nossas vidas! Sendo assim, resolvi postar aqui alguns preparativos para encorajá-las a separar a última quinta-feira de Novembro para comemorar em família o Thanksgiving ou o Dia da Gratidão como chamamos aqui em casa. Então, vamos agradecer?

Preparando a casa para Agradecer

O Thanksgiving nos Estados Unidos acontece no Outono e sendo assim, suas casas se colorem daquelas cores maravilhosas do laranja ao marrom e se enfeitam de abóboras, sementes e frases de agradecimento. Lindo! Mas aqui no Brasil... Estamos na estação mais linda do ano! A primavera! Flores, chuva, sol e pássaros (existe combinação mais perfeita?) e sendo assim, que tal adaptarmos e enchermos nossa casa de gratidão e... flores!!! 






Agradecendo com Arte e... muita criatividade!

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum só de seus benefícios."
Salmos 103:2

Bem, como todas as crianças, o Bernardo e a Lorena amam criar! Com tinta então.. Por isso, escolhemos uma atividade que misturasse na mesma paleta tinta e gratidão! O João leu a história bíblica da Criação para os meninos e eu li o versículo acima e oramos agradecendo ao Senhor por cada coisa que Ele criou para nós.. Depois os meninos escolheram cada um seu tema da criação e pintaram uma bela tela!!! O Bê pintou o céu cheio de estrelas e planetas e a Lolô também quis o céu, mas.. de dia com um colorido arco-íris (ficou meio arte moderna, mas tudo bem Rsrsrs)...







Palitos da Gratidão

Não sei se você já passou por isso, mas você chama os filhotes para orar e é uma preguiça só! Ou então eles vão e ficam com um olho aberto e o outro arregalado tomando conta do que o outro está fazendo.. Rsrsrs.. Faz parte! Bem, mas a idéia dos palitos é tornar a oração de agradecimento mais participativa e divertida! Porque as coisas de Deus são assim... Não são obrigação chata, mas são sim um deleite para nossas almas!
Bem, nós decoramos um pote e pegamos palitinhos de madeira (usei os abaixadores de língua) e os desafiamos a escrever nos palitinhos tudo aquilo que eles poderiam agradecer a Deus... E a lista foi... Quando faço essas atividades fico boba com a compreensão da Lolô! Apenas com dois aninhos e ela agradeceu pela Teté (nossa amada ajudante), pela nossa igreja, pelo alimento! E o Bê? Ah, ele agradeceu até pelas invenções dele! Cada um de nós tirou um palito e ficou responsável por agradecer por aquele motivo.. E quer saber? Eles não queriam parar de orar!!!
Nós temos usado os palitos esta semana durante nossas orações, na hora do almoço, do lanche, ou a qualquer momento mesmo!







Olha o palito que saiu na primeira vez para o papai agradecer à Deus!!!


Menu da Gratidão

Se tem uma coisa que mais alegra minha alma é minha família reunida em torno da mesa na hora das refeições! Bom, eu queria fazer um menu típico de Thanksgiving e, para isso, contei com a ajuda da Dona Edith (que é americana) e me ensinou a fazer alguns pratos especiais (que vou postar tudinho semana que vem - se eu conseguir fazer Rsrsrs)... Mas já de uma vez, e de forma que vocês possam fazer, nós fizemos uma receita super típica de Thanksgiving que é a Pumpkin Pie ou Torta de Abóbora contando uma história de gratidão para os meninos adaptada na receita (as crianças amam e fixam muito a história dessa forma)... Leia Lucas 17:11-19

Pumpkin Pie - Torta de Abóbora

Ingredientes:
- 500 g de abóbora cozida e espremida
- 1 ovo inteiro
- 3 gemas
- 1 lata de leite condensado 
- Canela a gosto
- 1 massa básica para tortas doces e salgadas



Modo de Fazer:

Comece contando que Jesus caminhava pela divisa de duas regiões chamadas Samaria e Galiléia. Ele entrou em um povoado onde tinha muitas pessoas (mostre a abóbora representando as pessoas) e diga que entre essas pessoas, existiam 10 homens (nessa hora, transfira a abóbora de uma vasilha para outra, tentando fazer isso em dez colheiradas, cada uma representando um dos homens).


Continue contando que esses dez homens tinham uma doença muito grave (jogue os ovos representando a doença). Era uma doença que as pessoas iam perdendo os pedacinhos do corpinho e eram obrigadas a ficar longe das outras pessoas para sempre e o pior de tudo uma doença que não tinha cura! Olha como eles eram tristes! 




Esses homens então viram Jesus (que é doce e saboroso como o leite condensado) e gritaram: "Senhor, tenha pena de nós!"
E Jesus teve misericórdia deles e derramou suas bençãos sobre eles (despeje o leite condensado na mistura) os curando. Antes de despejar, mande as crianças colocarem a pontinha do dedinho no leite condensado (elas amam) e experimentarem como ele é doce. Pergunte para elas se elas acham que, se juntarmos todo aquele doce, aquela mistura ficaria bem gostosa! Diga que é isso o que acontece em nossas vidas quando permitimos que Jesus entre em nossos corações! 
Despeje o leite condensado, misture mais um pouco e... Vejam! Todos foram curados, certo?! 
Todos receberam a mesma benção (despeje um pouquinho da mistura em cada uma das 10 forminhas já untadas e forradas com a massa básica). 




Mas, sabem o que aconteceu? Todos foram embora curados e nem agradeceram a Jesus, nem dizeram um simples obrigado, exceto um. Somente um, que era samaritano, voltou louvando e agradecendo a Jesus! Derrame a canela sobre ele! E sabem o que tinha de diferente nele? Fé! (a canela) 
Por isso Jesus disse que ele não tinha sido somente curado, mas também tinha sido salvo!




Coloque as tortinhas no forno preaquecido a 220C por 15 minutos e depois a 180C por mais uns 30-35 min. E... Pronto! Esta aí a sua sobremesa típica de Thanksgiving recheada de... Gratidão! Para adoçar o coração de seus pequenos!
Na hora de servir, você pode colocar Chantily em cima, sorvete ou qualquer outra delícia para incrementar mais a sua sobremesa!
Se você não conhece a massa arenosa básica de tortas pode me enviar um email que te mando a receita, ok?! 




Enfim, algumas idéias para o seu Thanksgiving ou seu "Dia de Gratidão"... Mas, quer saber, esquece tudo agora. Se você está sem tempo, sem disposição ou envolvida em outras atribuições, deleta tudo e, pede uma pizza, faz um macarrão bem gostoso ou capricha em um pão fresquinho com manteiga, coloca sua família em volta da mesa na próxima quinta-feira à noite e simplesmente agradece! É isso que importa! Somente isso! 

A gratidão a Deus traz alegria para seu lar, salva e renova! 

Ah, e se você ainda não está participando do sorteio de Biblia da Mulher Segundo o Coração de Deus que acontecerá em 20 de dezembro coloca seu emailzinho ali do lado onde está escrito "Receba Nossas Inspirações" e participe!

Com carinho...

Janaina

Um comentário:

  1. Palavras engrandecedoras e edificantes, como sempre, amiga!!! Desejo que o Senhor permaneça sempre presente no seu coração e agindo através de você, para nos inspirar a ser mães segundo o coração Dele!!! Bjinhos pro Clube do Latte!!! Danila e família

    ResponderExcluir

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.