Image Map

2 de dezembro de 2014

Os quatro sentidos do Advento!

Para mim as memórias mais deliciosas são aquelas que além de serem vistas, são sentidas! 
Quem não tem uma memória de perfume, de sabor, de um carinho? 
Eu me lembro do cheirinho de broa com nata da casa da minha vozica..  Me lembro do tato da mãozinha dela, tão rachada, mas tão suave quando segurava minhas mãos.. E aquela música que te recorda suas lágrimas, sei lá uma fase ruim da sua vida?  E o gostinho crocante de canudinho com doce de leite e o guaraná "Príncipe Negro"? Inesquecível... 
As memórias mais vivas são aquelas que estimulam todos os nossos sentidos. 
Então, quando pensamos em deixar memórias vivas, devemos usar de tudo aquilo que estimule os sentidos dos nossos pequenos..




O Advento ... Tempo de Celebrar. Tempo de Preparar.

Bem, mas falando em memórias, sentidos e.. tempo, você conhece o chamado Advento? Muitas pessoas não o conhecem pelo nome, mas o Advento é um tempo especial, um tempo a ser escrito com palavras (ou com "a Palavra"), com perfume, com tato, com sabor, com música... Um tempo especial, tempo de registrar as mais preciosas e vivas recordações! Ele compreende as quatro primeiras semanas antes do Natal e, esse nome, "Advento", que tem suas raízes no latim significa "vinda" ou "chegada". Para nós, cristãos, é um tempo de celebrar e de se preparar.. Mas para que? Bem, celebrar a primeira vinda de Jesus a essa terra, celebrar a chance que nos foi dada de vida eterna através da morte do nosso Salvador, celebrar o amor que Deus tem por nós! Celebrar Jesus! E de se preparar? Se preparar para o Natal? Sim! Mas também é tempo de se preparar para a segunda vinda de Cristo! Essa é nossa mais viva esperança, pois sabemos que nosso tempo aqui na Terra é temporário, e que, a qualquer momento, Jesus virá em glória, sobre as nuvens para buscar aqueles que o aceitaram como único e suficiente Salvador de suas vidas. Simplesmente o dia mais esperado por nós! Sendo assim, o Advento é um tempo mais que especial e, portanto, merece marcas especiais, marcas que estimulem todos os nossos sentidos.. Marcas que nunca serão apagadas, mas serão sempre relembradas com amor...




IDÉIAS PRÁTICAS PARA UM ADVENTO INESQUECÍVEL COM SEUS FILHOS

1- MOMENTO DECORAÇÃO

"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; 
as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."
2 Coríntios 5:17

Iniciamos nosso Advento com a montagem da decoração de Natal (normalmente no fim de semana depois do Thanksgiving)! Parece que a montagem é simplesmente uma montagem, mas esse simples primeiro passo pode se tornar uma tradição se você criar... momentos! No último ano eu contei um pouquinho sobre alguns detalhes no nosso "momento decoração" (reveja este post), mas sempre contamos a história do nascimento de Jesus (você pode usar a Bíblia Infantil, livros, fantoches ou simplesmente objetos para prenderem a atenção deles).. Isso é importante para que seus filhos conheçam o verdadeiro significado do Natal (que em muitas casas tem ficado esquecido do lado da montanha de presentes ou em um presépio no canto da sala...).





Uma coisa que também sempre fazemos é, antes de qualquer objeto a ser dependurado na árvore, vai um prego grandão que amarramos no tronco para que eles se lembrem que o Natal é de Jesus, que aquela árvore e todos os enfeites são para Ele. O prego fica escondidinho, bem no meio da árvore e do coraçãozinho deles...





2- PERFUMES, SABORES E MÚSICA

"Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo."
2 Coríntios 2:15 

Aproveite essa época para ir para a cozinha, sozinha ou melhor ainda com eles.. Receitas escolhidas para essa época gravam sabores e perfumam a casa com amor.. Não precisa ser nada difícil.. Você pode ainda presentear alguém com uma receita e uma mensagem bíblica e trabalhar a generosidade no coraçãozinho deles, o ano passado foram os mini panettones (reveja esse post). Esse ano nós começamos o Advento fazendo uma receita de mini muffins de chocolate e banana , os chamados "Generosos Mini Muffins" que contam uma história sobre amor ao próximo com a parábola do Bom Samaritano. Confira clicando aqui! Tem também os "Enroladinhos Emanuel" que tem super tudo a ver com o Natal (reveja o post).



Velas perfumadas, incensos e difusores com perfumes de canela, baunilha, lírio e outras perfumam a casa e criam um clima assim de... Natal Feliz!


Os louvores natalinos instrumentais completam o ambiente, enchendo a casa de melodia e Paz!
Você pode criar a tradição de colocá-los em momentos onde todos estão reunidos, como almoço, lanche, e outros momentos especiais onde as músicas vão criar um "fundo"!

3-A PALAVRA, A PALAVRA E A PALAVRA

"As tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração."
Jeremias 15:16

Não tem nada mais importante no Advento do que trabalhar a Palavra! Esse ano nós iniciamos nossa "Advent Tree" ou seja, nossa Árvore do Advento que, na verdade, é a atividade que realmente vai acompanhar todo o período do Advento! Isso porque ela funciona como uma espécie de calendário...

Bem, vou explicar.. 

Tema: "Jesus é..." 
Atividade principal: a montagem da árvore do Advento, que é uma outra árvore menorzinha, montada com enfeites feitos a cada dia pelas crianças.
O que iremos aprender: 25 dos nomes ou títulos que a Bíblia dá a Jesus. 
Como: Montamos um "calendário" com 25 cartões diferentes com os respectivos títulos de Jesus, a passagem bíblica correspondente (arquivo disponível para download aqui) e programamos fazer um trabalhinho manual simples a cada dia que será usado como enfeite na nossa Árvore do Advento... Até que em 25 de dezembro nossa arvorezinha do Advento estará repleta de enfeites, cheios da Palavra e os coraçõezinhos dos pequenos bem alimentados com conhecimentos eternos!
Conheçam os dois primeiros dias de nossa "Advent tree"...

Dia 1 - Jesus é... O Alfa e o Ômega

"Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."
Apocalipse 1:8




Ensinamos que Jesus é chamado na Bíblia de "O Alfa e o Ômega", ou seja que Ele é eterno.. E, após lermos Apocalipse 1:8, fizemos as letrinhas com aqueles fechos de sacolas e as crianças penduraram na nossa árvore.







Dia 2 - Jesus é.. O Criador

"Pois nele foram criadas todas as coisas."
Colossenses 1:16a






Você pode ainda criar outras idéias de contagem regressiva, como contar as parábolas de Jesus a cada dia; fazer a árvore com a genealogia de Jesus, montar atividades especiais onde a cada dia você e seus filhotes irão fazer algo diferente (assistir um filme bíblico, ler um devocional...)!

Bem, estamos no Advento! Saboreie, sinta, se envolva nas melodias e no doce perfume do Natal... Mas, antes de mais nada, presenteie seus filhos com a sabedoria que vem dos céus, com as boas novas da Salvação! E comemore, afinal, bons tempos não acabam, eles permanecem vivos nas melhores memórias dos nossos filhotes!



Com amor...

Janaina


Nenhum comentário:

Deixe seu comentário...

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.