Image Map

15 de dezembro de 2014

Que caixa é essa?


Presentes. Chega o fim do ano e as casas se enchem de cor, de luzes e de presentes.
De tamanho, cores e formatos diferentes, cada presente aguarda sereno sob a árvore o  esperado dia da troca. Alguns se escondem em armários e quartos secretos para que o bondoso velhinho possa cuidadosamente trazê-los na noite certa. Tenho boas lembranças dos meus Natais de infância.. Meu tio se vestia de Papai Noel e escondíamos para esperá-lo passar... Me lembro de sentir meu coração acelerado ao ouvir o barulho de suas botas e do seu sininho. Me lembro até de reconhecer seu olhar carinhoso sob a fantasia, mas... tudo bem, naquele momento ele era o Papai Noel pra mim! Ele me fazia feliz daquele jeito!
 Presente faz parte do Natal. Mas, tenho que admitir que muitas vezes os presentes tomam o lugar Do Presente. Mas, como assim?


Bem, no dia 25 quem recebeu o maior presente de todo o mundo fomos nós. Deus enviou seu filho para nos salvar, para nos libertar de uma pena que por nós mesmos não poderíamos ser libertos. Ele enviou seu Filho para morrer em nosso lugar. Quanto amor! Quanta Graça! Meus filhos precisam conhecer ESSE presente.

Em nossa casa adotamos o hábito de não colocar presentes sob a árvore. Fazemos isso pois sentimos que tira o foco do verdadeiro significado do Natal, afinal nós, humanos, temos uma triste tendência a enxergar somente aquilo que nossos olhos vêem e nossas mãos tocam e o Natal.. 
Ah o Natal é visto com a alma! 

Sempre fazemos um presente para Jesus. Coloco uma só caixa sob a árvore. Bem, já fiz coraçõezinhos de EVA para cada um decorar e colocar com seu nome na caixa e também o ano passado escrevemos três coisas das nossas vidas que gostaríamos de dar de presente para Jesus. Para conferir essa postagem clique aqui. Então, como já fizemos essas dinâmicas nos anos anteriores, resolvi trabalhar com eles o presente que eles ganharam de Jesus... Para isso, foi preciso:




- 1 caixa de presente para cada integrante da família (eu comprei assim com a carinha de cada um porque tudo o que Deus faz para nós é especial e personalizado, mas você pode fazer o próprio embrulho e usar as cores favoritas de cada um, adesivos, desenhos, etc.. A idéia é que eles sintam só de bater o olho: "esse é o meu", sabe?)
- 1 etiqueta de "De/Para" para afixar na caixa e onde você escreva De: Jesus Para:.... 
- 8 etiquetas de papel com os seguintes inscritos: Amor Infinito; Graça; Perdão; Vida Eterna; Acesso a Deus; Espírito Santo; Frutos; Proteção.  Você deverá fazer um kit desse para cada caixa!
E...

É claro que no Clube do Latte não pode faltar chocolate! Por que? Porque a vida com o Senhor Jesus é doce e deliciosa... E no caso da dinâmica escolhi o bombom Ouro Branco pra dizer que aquele presente é um verdadeiro tesouro! :)

Com os itens prontinhos, basta rechear as caixas com o presente de Jesus para cada um e colocar sob a árvore!



Bem, na hora que o Bernardo e a Lorena viram os presentes eles ficaram super eufóricos! 
"Olha! Tem presente pra gente!!!" "Legal!!"
Como o Bê já está lendo ele então levou um susto: De Jesus?!! O que Jesus quer dar pra gente, mamãe??? 
Eles ficaram loucos para saber o que tinha na caixa, eu disse que o presente só poderia ser aberto no dia de Natal.. Mas, vocês nem imaginam, no dia seguinte "minha pequena Evinha" pegou o presente escondido e foi para detrás da árvore, embaixo da escada e só peguei a espertinha toda suja de chocolate com o presente aberto! Eu não sabia se ria ou se ficava brava, mas se Deus perdoou Eva porque eu não iria perdoar minha Lolô? Louca por chocolate e super curiosa pra saber o que Jesus tinha separado pra ela? Bem, guardei o que sobrou do presente recoloquei na árvore e disse, só no Natal, ok?! :)

Mas a idéia é trabalhar a Salvação em cada um dos tópicos colocados na caixa de uma forma simplificada e na linguagem deles:

Explique aos pequenos que quando Jesus nasceu, há mais de 2000 anos atrás, Ele veio para nos salvar. (Lucas 19:10) Mas como seria isso? Salvar de que? 
Quando Deus criou o mundo, Ele nos criou para termos amizade plena com Ele. Mas o homem desobedeceu as ordens de Deus! (Genesis 3:6) E como Deus é santo e perfeito não tem jeito de sermos amigos dele sendo pecadores, sendo desobedientes. O pecado nos afasta de Deus (Isaías 59:2). Se Deus resolvesse deixar essa desobediência para lá, Ele estaria deixando de ser santo, puro. Então por isso era necessário que o homem pagasse uma pena. Como um bandido quando comete um crime e fica na prisão, certo? Existia uma pena a pagar. E a condenação para o pecado é a morte. (Romanos 6:23) Então Jesus veio para pagar essa pena, para morrer no nosso lugar. (Joao 3:16) Ele sofreu tudo o que a gente deveria ter sofrido para voltarmos a ter a chance de viver eternamente, de termos acesso a Ele. E quando abrimos nossos coraçõezinhos para Jesus, ele entra, e traz com Ele o Espírito Santo que faz uma limpeza caprichada lá dentro. (Efésios 1:13-14) E a partir daí a gente pode ir conversando com Deus através das nossas orações e aprendendo mais e mais dele através da Bíblia. E nisso tudo a gente começa a produzir os frutos dele, igualzinho a uma árvore. (João 15:5) Amor, alegria, paz, paciência e bondade são alguns desses frutos. Mas eles só são produzidos se estivermos sempre em contato com Deus. E também, se mantivermos sempre em obediência à sua Palavra, Ele nos abençoa com proteção, amor e cuidado. (Deuteronômio 30:16)
Existe melhor presente que esse???
Não.
Mas veja bem, tem um detalhe importante nesse presente: só você pode abrí-lo. Ninguém mais pode abrí-lo para você! (Romanos 14:12) E outro detalhe, somente Jesus pode te presentear com todas essas bençãos, ninguém mais. Jesus não aceita dividir seu coração com mais ninguém! (Isaías 42:8) Afinal foi Ele que morreu por você, nenhum outro. 

Nesse Natal Senhor, obrigada por ter nos presenteado com Seu Filho!
Obrigada por Jesus!
Que esse seja sempre o presente mais precioso em nossas vidas!
Feliz, muito Feliz Natal!!!




Nenhum comentário:

Deixe seu comentário...

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.